Deputado tenta evitar fechamento de hospitais em JP

marcelo castro

O deputado federal Wilson Filho (PTB) se reuniu nesta sexta-feira (12) com o ministro da Saúde, Marcelo Castro, e pediu ajuda para evitar o fechamento de hospitais filantrópicos e privados em João Pessoa, que estão enfrentando dificuldades devido ao atraso nos repasses de verbas.

O parlamentar propôs ao ministro duas soluções para o problema. Um delas é para o Ministério da Saúde fazer o repasse diretamente para os hospitais filantrópicos, sem passar pela Prefeitura, já que todos alegam risco de fechamento nos próximos dias. Já para os não filantrópicos, Wilson Filho sugeriu que se crie uma penalidade para a gestão municipal, quando ocorrer o atraso no repasse das verbas.

“A Prefeitura não pode brincar desse jeito com a saúde da população. Isso é um direito do povo e esses repasses não podem sofrer atrasos, muito menos de mais de 60 dias como alegam algumas instituições de saúde. Por isso, fomos ao encontro do ministro solicitar providências para esse caos na área da saúde de João Pessoa”, destacou o deputado.

O ministro Marcelo Castro garantiu que o Ministério da Saúde vai acionar a Prefeitura da Capital sobre o atraso dos repasses. “Vamos buscar saber da Prefeitura o que está acontecendo e buscarmos uma solução para esse problema”, disse.

Outro ponto abordado por Wilson Filho com o ministro foi a vigência da composição do Conselho Municipal de Saúde, que venceu desde o início deste mês. Segundo o deputado, o problema é grave já que o Ministério da Saúde pode barrar os repasses ao município até que a Prefeitura atualize o Conselho.

“Pedimos que o Ministério entre em contato com a Prefeitura de João Pessoa para solucionar a questão o mais breve possível, porque a população não pode ser penalizada com a falta de gerência por parte da Prefeitura. O ministro nos garantiu que esse problema também será questionado com a administração municipal”, afirmou o deputado.

 

Fonte: MaisPB