saúde

Deputado reforça importância das Secretarias Municipais de Saúde do sertão regularem pacientes oncológicos para o Hospital do Bem

Funcionando desde 2018 em Patos, o Hospital do Bem, unidade oncológica que faz parte do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) vem prestando relevantes serviços aos pacientes com câncer no sertão.

Funcionando desde 2018 em Patos, o Hospital do Bem, unidade oncológica que faz parte do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) vem prestando relevantes serviços aos pacientes com câncer no Sertão. Nos primeiros anos atendendo quatro tipos de câncer – mama, Útero, Próstata e Pele –, desde o ano passado que a unidade, que integra a rede estadual de saúde, passou a atender outros tipos da doença, mas, mesmo assim, alguns municípios ainda encaminham pacientes com câncer para se tratar em Campina Grande ou João Pessoa, mesmo tendo um excelente serviço mais próximo de casa. “É preciso reforçar que nós temos um ótimo serviço em Patos, com uma grande estrutura de material e equipe técnica que acolhe e trata muito bem os pacientes oncológicos e que precisa ser mais conhecida”, disse hoje (10), o deputado estadual Jeová Campos.

O parlamentar faz esse alerta porque vivenciou em sua família o caso de um parente que tem câncer e mora em Cajazeiras, mas, ao invés da Secretaria de Saúde do município dele encaminhá-lo para Patos, fez o registro para tratamento em João Pessoa. “Esse meu parente, está desde setembro do ano passado com diagnóstico fechado, com todos os exames e laudos requisitados prontos, esperando para ser chamado para iniciar seu tratamento quimioterápico. Se ele tivesse sido regulado para Patos, ao invés de João Pessoa, provavelmente já estaria fazendo seu tratamento há tempo e talvez até estivesse terminando”, desabafou o parlamentar.

“O parente a que me refiro, depois que soube que em Patos ele poderia ter tratamento, voltou a Secretaria Municipal de Cajazeiras e pediu o redirecionamento de seu caso para Patos, o que já foi feito, com agendamento de consulta na mesma semana no ambulatório do Hospital do Bem, para essa sexta-feira (11) e, a depender desta consulta ele já deve começar a quimioterapia”, contou Jeová, agradecendo a agilidade do Hospital do Bem em marcar a consulta. “Semana passada, eu fiz uma declaração criticando o tempo de espera dos pacientes com câncer da Paraíba para terem acesso ao serviço de quimioterapia e agora estou aqui elogiando a agilidade da Central de Regulação e do Hospital do Bem. A gente tem que fazer críticas onde cabem ressalvas e elogiar quando o serviço público funciona bem”, reiterou o deputado.

Sobre o Hospital do Bem

Inaugurado em setembro de 2018, o Hospital do Bem não funciona de portas abertas. Os pacientes precisam ser regulados através das Secretarias Municipais de Saúde que fazem o agendamento através da Central de Regulação do Estado. A regulação se dá de forma ágil e rápida, uma vez que tudo é feito através de um sistema remoto. Uma vez regulado pelo sistema é marcado a consulta com o médico daquela especialidade e após a consulta é definido o tratamento e suas etapas. Além de atendimento ambulatorial, o paciente do Hospital do Bem dispõe de serviços de quimioterapia, internação, cirurgia e exames de imagens, além de punções e biópsias. A unidade tem 25 leitos e uma sala de quimioterapia com capacidade para atender dez pacientes simultaneamente. Prioritariamente, os serviços do Hospital do Bem são direcionados para a população dos  municípios que compõem a 3ª macrorregião de saúde do Estado e os pacientes ainda dispõem de um Centro de Diagnóstico, que funciona todos os dias e está instalado dentro do Complexo Hospitalar de Patos, com a disponibilidade de exames de ultrassonografia com Doppler, tomografia, colposcopia, colonoscopia, endoscopia, eletrocardiograma e Raio X. Há ainda um laboratório de análises clínicas próprio que funciona 24h.

Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba