com parlamentares

Deputado Jeová participou de diálogo virtual que debateu Políticas Públicas de Segurança Alimentar na Paraíba

Foi a partir do tema: “Diálogo com Parlamentares: Políticas Públicas de Segurança Alimentar na Paraíba”, que aconteceu uma reunião virtual, na manhã desta sexta-feira (03), com a participação de representantes de ONGs, movimentos sociais e parlamentares paraibanos, entre os quais, o deputado estadual Jeová Campos que preside a Frente Parlamentar da Água e da Agricultura Familiar da ALPB. A reunião coordenada pelo vice-presidente do Consea-PB, Waldir Cordeiro, e que contou ainda com a participação da deputada Cida Ramos, do deputado Chió e da campesina Roselita Vitor, teve o objetivo de firmar compromissos para construção de políticas públicas de Segurança Alimentar que fortaleçam a Agricultura Familiar do Estado da Paraíba.

 “Essa pauta precisa ser retomada o quanto antes. A saída do Brasil do Mapa Mundial da Fome da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) foi uma conquista da sociedade brasileira, consequência direta dos esforços dos governos Lula e Dilma e da sociedade civil, ancorada na decisão política de priorizar a soberania e a segurança alimentar e nutricional e o direito humano à alimentação adequada na agenda pública. Assim, o Brasil inovou com políticas públicas universais direcionadas prioritariamente às famílias de baixa renda, contribuindo, assim, para a ampliação do acesso a alimentos e a direitos sociais, conforme comprova a evolução dos indicadores sociais do país nos governos do PT. Contudo, o cenário político e econômico atual já apresenta ameaças e retrocessos sociais concretos, que têm repercussão direta na soberania e segurança alimentar e nutricional no Brasil. Por isso, essa discussão sobre políticas públicas de segurança alimentar é tão urgente, importante e necessária”, reitera Jeová.

O próximo passo agora será solicitar uma audiência com o governador, João Azevedo, o mais breve possível. O deputado Jeová também pediu a sua assessoria parlamentar para agendar, em data oportuna, uma audiência pública, na ALPB, para que se possa ampliar o debate sobre essa temática com os demais deputados. De acordo com o que foi debatido na reunião, o grupo pretende levar ao governador algumas pautas urgentes do setor, tais como, fortalecimento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), a retomada imediata do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), a questão do Programa Emergencial de compra de alimentos da agricultura familiar e ainda o Projeto Cooperar/PB rural sustentável.

Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba