pandemia

Deputado Jeová Campos diz que testagem em massa é importante e traz mais segurança para as pessoas

Desde março de 2020, logo no início da pandemia do Covid-19, a Organização Mundial da Saúde (OMS) fez um apelo aos países para que aplicassem testes em massa e isolassem todos os infectados com o objetivo de quebrar a cadeia de transmissão.

Desde março de 2020, logo no início da pandemia do Covid-19, a Organização Mundial da Saúde (OMS) fez um apelo aos países para que aplicassem testes em massa e isolassem todos os infectados com o objetivo de quebrar a cadeia de transmissão. Isto porque esse procedimento permite que infectados assintomáticos ou com sintomas leves tomem conhecimento de suas condições clínicas e, consequentemente, permanecem isolados evitando a propagação do vírus. “A testagem em massa e identificação dos casos positivos é importante para que essas pessoas fiquem em isolamento evitando infectar outras pessoas”, afirma o deputado estadual Jeová Campos. Em recente publicação, o vereador pessoense Marcos Henriques também se manifestou favorável a testagem em massa com os mesmos argumentos do parlamentar paraibano.

“É grave a atual situação que estamos vivendo com o aumento de casos de Covid e de mortes por causa da doença com essa nova variante Ômicron, que é mais contagiante que a anterior, e também com muitos casos de Influenza. Isso tem levado a rede de saúde pública e também privada, em muitos casos, inclusive na Paraíba, a saturação de leitos porque tem muita gente adoecendo ao mesmo tempo”, reforça Jeová. Segundo o parlamentar, por mais esforços que as autoridades de saúde estejam fazendo, inclusive, remanejando leitos para pacientes Covid, como aconteceu recentemente no Complexo de Patos, ou abrindo novos leitos, a rede tem um limite de atendimento.

O vereador Marcus Henrique reforça a preocupação do deputado sobre a grave situação de contaminação da variante Ômicron e da Influenza. “Essa nova onda de transmissão que voltou a encher unidades de saúde, hospitais e UTIs gerou uma correria da população para fazer testagem em massa, o que provocou aglomerações e insatisfação por conta da falta de testes. Nosso mandato já procurou os órgãos responsáveis de saúde para buscar informações sobre as denúncias, quanto ao péssimo funcionamento de marcação de exames na rede pública de saúde, a ausência de busca ativa por parte das unidades de saúde e a preocupação pelo impacto que o contágio vem produzindo na população”, disse o vereador, lembrando que ‘a situação pede cuidado e atenção das autoridades, além de uma dinamização e eficiência do sistema de agendamento e testagem para a população”.

Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba