Pronunciamento

Deputado Jeová anuncia que ALPB fará audiência sobre teste do pezinho ampliado em João Pessoa e destaca importância da iniciativa

A Paraíba é o primeiro estado do Nordeste a possibilitar que crianças que nascem em unidades públicas possam ter acesso a Triagem Neonatal Ampliada e, com isso, possam ter identificadas, de forma precoce, mais de 30 patologias. Segundo o deputado Jeová Campos, autor da iniciativa, depois de realizar uma audiência pública em Cajazeiras, no último dia 28, a ALPB fará outro debate sobre esse tema, desta vez, em João Pessoa, em data ainda a ser definida. Em pronunciamento hoje (03) na tribuna da Casa de Epitácio Pessoa, o parlamentar destacou a importância da iniciativa. “O teste ampliado vai identificar a anomalia precocemente a tempo de se iniciarem o tratamento sem comprometimento da saúde e desenvolvimento da criança”, destacou Jeová.

Ainda segundo o parlamentar, a Paraíba serve de exemplo para os demais estados do Nordeste. “Fomos pioneiros na região com essa política pública que favorece os filhos das pessoas do povo que usam o SUS e, atualmente, não têm aceso ao teste ampliado”, disse Jeová, destacando que está muito feliz de ter sido o articulador desta conquista. “Eu estou muito feliz de ter tido a iniciativa de defender essa pauta, agradecido aos colegas da ALPB pela aprovação da matéria, ao governador João Azevêdo pela sensibilidade e sanção do PL e a equipe da Secretaria de Saúde pelo empenho em implantar o teste o mais breve possível”, reiterou ele.

Jeová explicou que o teste ampliado será implantado em breve, assim que o Laboratório Central (Lacen) passar por uma reforma e estiver apto a realizar os exames complementares e as unidades se adequem a essa nova realidade. “É necessário que a rede pública se adeque para a realização desta modalidade ampliada de exame. Será necessário rever processos, adquirir equipamentos, adequar estruturas, treinar pessoal, comprar os kits, mas acredito que ainda esse ano teremos essa política pública à disposição da população”, finalizou Jeová.

O teste do pezinho ampliado vai tornar possível o diagnóstico precoce das seguintes patologias: Fenilcetonúria e outras aminoacidopatias, Hipertireoidismo congênito, Hiperplasia Adrenal, Galactosemia, Deficiência de Biotinidase, Toxoplasmose Congênita, Deficiência de G6PD, Fibrose Cística, Anemia Falciforme e outras como Hemonoglobinopatias e Leucinos.

Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba