Deputado defende Luiz Couto de acusações sobre relação com a Lava Jato

arnaldo jordy

O deputado federal Arnaldo Jordy (PPS-PA), ex-presidente da CPI do Tráfico de Pessoas, cujo relatório final foi apresentado em maio de 2014, gravou um vídeo no qual defende o colega Luiz Couto (PT-PB) de insinuações criminosas lançadas em setores da mídia e que o relacionavam indevidamente a empresas investigadas na Operação Lava Jato.

Em janeiro deste ano o deputado federal Luiz Couto (PT) foi citado pelo jornal “O Estado de S.Paulo” em matéria que revela mensagens obtidas pelos investigadores da Operação Lava Jato com a apreensão do celular do ex-presidente da OAS, José Adelmário Pinheiro Filho, o Léo Pinheiro. De acordo com a publicação, Pinheiro diz que ligou para o petista paraibano numa suposta mensagem atribuída a Arlindo Chinaglia (PT-SP). O executivo teria conversado com o petista sobre uma possível convocação para uma CPI na Câmara Federal.

O próprio Couto já havia garantido, à época, que jamais atuou para privilegiar a iniciativa privada e nem para atrapalhar depoimentos de quem quer que seja.

Jordy declarou ser admirador da atuação parlamentar de Luiz Couto, que foi membro da CPI, e ressaltou a idoneidade do parlamentar paraibano:

“Quero aqui dar um depoimento em favor do deputado Luiz Couto. Durante a CPI do Tráfico de Pessoas, sofremos um achacamento muito grande das empresas por conta das denúncias de trabalho escravo envolvendo várias empresas, grandes construtoras, algumas que, inclusive, estão sendo investigadas pela Operação Lava Jato.

Quero dizer da postura absolutamente retilínea, íntegra do deputado Luiz Couto, resistindo, inclusive a esses achaques.

Faço isso por dever de consciência e justiça no sentido de reparar as tentativas calhordas de envolvê-lo  com essas empresas. Continuo absolutamente admirador de sua atuação na Câmara, comprometido com os trabalhadores e com os valores mais nobres da sociedade republicana brasileira.

Quero dar meu testemunho e desfazer a insinuação criminosa que fizeram contra vossa excelência, que tem o meu apreço”, disse Jordy.

Fonte: ParlamentoPB