
O deputado federal, Zé Trovão (PL-SC), apresentou, nesta terça-feira(29), um projeto de lei que visa proibir lançamento do uniforme vermelho da seleção brasileira. A iniciativa determina a obrigatoriedade do uso das cores oficiais da bandeira do Brasil (verde, amarelo, azul e branca), incluindo entidades públicas e privadas que representem oficialmente o país.
Assim, o texto abordaria a própria CBF (Confederação Brasileira de Futebol), que se prepara para lançar sua camisa vermelha como segundo uniforme oficial.
Conforme divulgação da medida, a exigência se aplicaria em uniformes, identidades visuais, materiais promocionais, missões diplomáticas, delegações científicas, culturais, etc. Além disso, organizações da sociedade civil que atuem em parceria com o poder público também fariam parte da ação.
Por outro lado, o projeto prevê sanções em caso de descumprimento, determinando padrões mínimos para a utilização de cores.
Segundo Zé Trovão, sua ideia é destacar o sentimento de pertencimento nacional:
“A bandeira nacional é o maior símbolo de nossa identidade. Suas cores carregam valores, história e a união do povo brasileiro. É essencial que, em todas as representações oficiais, essa simbologia esteja presente de forma visível e respeitosa”, disse o parlamentar.
Neste momento, o projeto de lei segue agora para análise das comissões da Câmara dos Deputados.