CULTURA

Deputado Anísio Maia preside audiência pública que reconhece o forró como patrimônio imaterial do Brasil

O deputado estadual Anísio Maia presidiu na manhã de hoje (13), uma audiência pública da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), onde foi oficializado o título concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Cultural brasileiro (IPHAN) reconhecendo o forró como Patrimônio Imaterial do Brasil, além de debater e ouvir as demandas das pessoas que fazem a cultura do forró na Paraíba.

“É um dia especial que vai ficar na memória. O forró já era um patrimônio imaterial, mas agora foi oficializado. Agora precisamos de ações mais efetivas reconhecendo e valorizando as ações culturais que envolvem esse ritmo que trata das diversidades de cultura nordestina”.

Durante a fala de abertura, o deputado falou sobre o momento crítico que o país vem passando em diversas áreas, em especial a desvalorização da cultura.

“Nesse momento estamos vivendo um momento histórico, de desmonte completo de todas as políticas culturais a nível federal. Além disso, é uma completa tentativa de cerceamento da liberdade de expressão da construção cultural no Brasil. Esse nosso encontro aqui é de resistência cultural… é o momento de sensibilizar os poderes públicos para que seja estabelecida uma política permanente de apoio para todos que trabalham nesse ritmo tão importante para o nosso nordeste brasileiro”, relatou o deputado.

Após a abertura dos trabalhos da audiência, diversas entidades, músicos e apoiadores da cultura do forró puderam se manifestar sugerindo projetos e ações em defesa do ritmo nordestino.

“Foi um momento muito importante da nossa audiência pública: ouvir realmente quem vive o dia a dia do ritmo genuinamente nordestino. Todas as sugestões foram anotadas e serão encaminhadas para que possamos discutir dentro da comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa da Paraíba”, destacou o deputado Anísio Maia.

A solenidade contou com as presenças da Presidente do Fórum Nacional de Forró de Raiz e presidente da Comissão organizadora do presente evento, Joana Alves; do Secretário de Cultura do Estado da Paraíba, Damião Ramos; do presidente da Funjope de João Pessoa, Marcus Alves; do vereador Marcos Henriques; do Deputado Federal Daniel Almeida; do representante do IPHAN, Emanuel Braga; do Secretário de Estado do Espírito Santo e presidente do Fórum Nacional de Secretário e Dirigentes Estaduais de Cultura, Fabrício Noronha e do cantor e compositor, representando os artistas forrozeiros presentes no evento, Del Feliz.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Assessoria