ações emergenciais

Deputada Edna Henrique apresenta emenda para beneficiar trabalhadores do setor cultural

A emenda tem o objetivo de obrigar estados e municípios da região Nordeste a destinarem, no mínimo, 10% dos recursos recebidos aos trabalhadores do setor cultural

A deputada federal Edna Henrique (PSDB-PB) apresentou nesta quinta-feira (02), uma emenda à Medida Provisória 986/20, que estabelece a forma de repasse pela União dos valores a serem aplicados pelos Poderes Executivos locais em ações emergenciais de apoio ao setor cultural durante o estado de calamidade pública.

A emenda tem o objetivo de obrigar estados e municípios da região Nordeste a destinarem, no mínimo, 10% dos recursos recebidos aos trabalhadores do setor cultural que atuem em festas juninas, bem como em espaços culturais dedicados à realização dessas festas. A proposta foi apresentada em co-autoria com o deputado federal, Pedro Cunha Lima.

Em decorrência da pandemia, as tradicionais festas juninas, que ocorreriam na nossa região, não aconteceram da sua forma tradicional. Essas celebrações representam uma grande fonte de receitas para o povo nordestino.

De acordo com notícia do portal “Folha de São Paulo”, o cancelamento e adiamento das  tradicionais festas juninas, em função da pandemia do novo coronavírus, deve resultar em um prejuízo de pelo menos R$ 1 bilhão na economia dos principais estados do Nordeste.

“Dessa forma, é necessário beneficiar os nordestinos que trabalhariam nos eventos juninos desse ano, de modo a compensar a perda pelo direcionamento do auxílio diretamente para esses trabalhadores e para os espaços culturais dedicados às festas juninas. Seguimos unidos no combate aos efeitos sociais e financeiros causados pela pandemia de Covid-19 no nosso querido Nordeste. Juntos venceremos esse desafio”, destacou.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba