opinião

Declaração de Walber Virgolino no debate: Sincericídio, gafe ou ato falho??? - Por Antonio Radical

Na quinta-feira, 17 de setembro do ano em curso, a TV Arapuan promoveu o 1º debate entre vários candidatos/a à Prefeitura de João Pessoa.

Na quinta-feira, 17 de setembro do ano em curso, a TV Arapuan promoveu o 1º debate entre vários candidatos/a à Prefeitura de João Pessoa. Um debate, diga-se de passagem, marcado pela postura ANTIDEMOCRÁTICA da emissora afiliada da RedeTV em nível nacional, que contou com a presença de 10 dos 14 postulantes ao Paço Municipal da capital paraibana.

Participaram deste debate os candidatos Anísio Maia (PT), Carlos Monteiro (Rede), Cícero Lucena (PP), Edilma Freire (PV), João Almeida (Solidariedade), Nilvan Ferreira (MDB), Pablo Honorato (PSOL), Raoni Mendes (DEM), Ruy Carneiro (PSDB) e Wallber Virgulino (Patriota). O ex-governador e candidato pelo PSB, Ricardo Coutinho, anunciou que não iria ao debate e que faria uma live no mesmo horário do evento. Já os candidatos Camilo Duarte (PCO), Rafael Freire (UP) e Rama Dantas (PSTU) foram sumariamente excluídos do debate, revelando seu caráter profundamente antidemocrático do mesmo. A alegação do Sistema Arapuan é, mais uma vez, a legislação eleitoral. Porém, tal legislação permite que as emissoras de rádio e TV possam garantir a presença de tais partidos e candidaturas, se assim quiserem. Mas, como em campanhas anteriores, a Arapuan e outras emissoras da capital mantém esta postura discriminatória. Lamentável!!!

O debate da TV Arapuan mostrou ser mais do mesmo, com um festival de promessas feitas pelos candidatos do status quo, sem merecer dos candidatos da esquerda reformista, PT e PSOL, nenhuma diferenciação consequente. E tudo isso por uma razão muito simples: todos os partidos e candidaturas ali presentes defendem o regime em questão, que explora e oprime nossa classe há séculos e, mais especialmente, nesses tempos de pandemia de coronavírus, aonde o desemprego campeia entre a classe trabalhadora e, ao mesmo tempo, amplia enormemente os lucros dos patrões. Evidentemente, com conotações diferentes nesta defesa do regime que vivenciamos.

Uma coisa comum na maioria das falas apresentadas no debate foram críticas à atual gestão municipal. Inclusive por quem, até bem pouco tempo atrás, a defendia na Câmara Municipal, caso do vereador candidato João Almeida, do Solidariedade. Outra coisa bem interessante de se perceber no debate foi a defesa da luta contra a corrupção feita pelo ex-prefeito e novamente candidato, Cícero Lucena (PP). Logo Cícero, envolvido até o pescoço na “Operação Confraria” quando prefeito de João Pessoa em 1995, preso pela PF por causa disso, fazendo este discurso. Faltou apenas contar com a parceria do ex-governador Ricardo Coutinho, envolvido na “Operação Calvário”, neste tema, durante o debate.

Outra questão muito interessante no debate foi ver a defesa da educação municipal feita pela ex-secretária desta pasta na cidade e agora candidata, Edilma Freire (PV). Ela só não conseguiu explicar (até porque ninguém a fez dizer isso, sequer o candidato do PSOL) porque João Pessoa, que recebe muito mais recursos do Fundeb oriundos do governo federal, consegue ter um IDEB menor do que cidades como Paulista, no sertão da Paraíba. E isso não é de agora!!!

Porém, o debate citado ficou marcado pelo fato protagonizado pelo deputado estadual e candidato a prefeito de João Pessoa, Wallber Virgulino (Patriota). Em dado momento do evento, este afirmou com todas as letras que “a corrupção tem que ser praticada e não apenas falada”.

A fala repercutiu nacionalmente, chegando ao ponto do jornal da Rádio BandNews divulgar o áudio completo em que se deu a infeliz fala do candidato e o comentário irônico do humorista José Simão acerca disso, acompanhado dos comentários das apresentadoras do programa. Segundo o humorista, conhecido como “macaco Simão”, a fala de Virgulino foi um “lapso freudiano” e que irá transferir seu título de eleitor para João Pessoa após isso.

Alguns podem classificar a fala de Wallber Virgulino como um “ato falho” ou gafe. Este que vos escreve ouviu tal argumento de uma médica que o atendeu, recentemente. Porém , como afirmei à médica, quem já estudou minimamente sobre isso sabe que “ato falho” significa (entre outras coisas), o inconsciente humano falando. Outra coisa: Wallber Virgulino não é mais apenas um delegado de polícia civil; ele é um cara formado na vida política e, sendo assim, deve saber o que falar, como falar e aonde falar; se não aprendeu isso, faz como Capitão Nascimento em “Tropa de Elite”: pede pra sair. Simples assim!!!

Outra hipótese para tentar entender sua afirmação no debate da TV Arapuan  vai ao encontro do que seus apoiadores vêm afirmando nas redes sociais em relação ao seu caráter, com o qual não entrarei em desacordo por não conhecê-lo a fundo. Afirmam seus seguidores que Wallber Virgulino trata-se de um homem íntegro, enfático na defesa de seus pensamentos e opiniões. Em sendo assim (repito, não tenho porque discordar, por não conhecê-lo profundamente), teria sido ele sincero demais ao fazer tal afirmação no debate televisivo???

Com a palavra, Wallber Virgulino!!!

***Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Polêmica Paraíba

 

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Antonio Radical