Eleições 2020

DE OLHO NOS CRIMES ELEITORAIS: confira o elenco de juízes que vão trabalhar nas eleições em João Pessoa

 

A cerca de quase 15 dias, ocorrerão as eleições municipais, para isso, foi feita a seleção dos juízes que irão atuar no pleito deste ano. Devido a pandemia do covid-19, os juízes que estão a frente do processo eleitoral, adotaram novas medidas para conter a disseminação do vírus, e assim, garantir o exercício da democracia com segurança.

Na cidade de João Pessoa, funcionam cinco zonas eleitorais e terão como juízes designados: na 1ª Zona, a juíza Cláudia Evangelina Chianca Ferreira; na 64ª Zona Eleitoral, o juiz Fábio Leandro de Alencar Cunha; na 70ª Zona Eleitoral, o juiz eleitoral José Geraldo Pontes; pela 76ª Zona Eleitoral o juiz Adhailton Lacet Correia Porto e para a 77ª Zona, o juiz Geraldo Emílio Porto.

Em entrevista ao Polêmica Paraíba, o juiz Adhailton Lacet, conta como é feita a seleção dos juízes para atuarem nas eleições. “O juiz ingressa na carreira da magistratura através de concurso público. Ele faz concurso, no caso, para juiz estadual. E o juiz estadual, assume também a função de juiz eleitoral”. Ele relata que dependendo da cidade, há mudança de juízes, já que há mais zonas eleitorais, como no caso da capital pessoense. “Na capital, nós temos muitos juízes porque são cinco zonas eleitorais. Nesse caso, os juízes fazem rodízio, cumprindo o mandato de dois anos nas respectivas zonas. No interior como só tem vaga para um juiz, ele desempenha esse papel durante todo o tempo em que ele ficar atuando na cidade”, conta.

Adhailton também fala um pouco do trabalho exercido por um juiz eleitoral. “O juiz eleitoral tem a função de: julgar as representações contra partidos, coligações e candidatos; preparar o processo eleitoral desde o registro da candidatura, até a distribuição das seções eleitorais; convocar as pessoas que irão trabalhar nas eleições, como mesários e auxiliares. Enfim, existe toda uma ‘estrutura’ por trás. Normalmente, há um trabalho maior nos períodos de eleições, tanto estadual quanto nacional, mas principalmente na municipal”.

Por fim, o juiz declara que, mesmo no período atual da pandemia do covid-19, não haverá um aumento em relação as seções eleitorais, mas que ainda sim, o processo eleitoral adotará todas as medidas de segurança, evitando aglomerações nos locais de votação. “No período da pandemia, evidentemente que a justiça eleitoral, tinha que ficar alinhada aos protocolos de segurança, conforme o decreto editado pelo governo estadual e pelas autoridades sanitárias. Nas seções nós vamos usar a biometria. Além disso, vamos ter também equipamentos de proteção, como máscara, álcool em gel, proteção fácil em acrílico. Também será preservado o distanciamento social, como recomendado pelo decreto. Daremos prioridade para as pessoas dos grupos especiais, como idosos e gestantes. Então não houve uma divisão de seções, o que houve foi essa preparação. Os nossos auxiliares irão ficar controlando as filas e observando as pessoas que realmente tem prioridade”.

Na Capital, estão aptos a exercerem o direito de voto 522.267 eleitores, sendo 232.659 do sexo masculino e 289.608 do sexo feminino. O município possui 1.590 seções e 212 locais de votação. A zona eleitoral com maior número de inscritos é a 77ª, com 368 seções e 122.409 eleitores, seguida da 64ª, com 336 seções e 119.723 eleitores.

O bairro com maior colégio eleitoral na capital é o de Mangabeira, com 58.939 eleitores, 171 seções e 21 locais de votação, seguido do bairro de Valentina com 33.568 eleitores, 91 secções e 10 locais para votação. O bairro dos Bancários fica em terceiro lugar com 31.479 eleitores aptos, 83 seções e 6 locais de votação.

Fonte: Nathalia Eloize
Créditos: Polêmica Paraíba