Eleições 2022

FEDERAL E ESTADUAL: confira as primeiras dobradinhas na Paraíba para o pleito deste ano

As conjunturas para a Eleição de outubro, já estão a todo vapor, pré- candidaturas e alianças vão se formando em âmbito estadual e nacional, aqui na Paraíba, a corrida para a Câmara Federal e para a Assembleia Legislativa, são espelhos dessa acirrada briga política, que tem tudo para ser uma das mais disputadas dos últimos tempos.

As conjunturas para a Eleição de outubro, já estão a todo vapor, pré- candidaturas e alianças vão se formando em âmbito estadual e nacional, aqui na Paraíba, a corrida para a Câmara Federal e para a Assembleia Legislativa, são espelhos dessa acirrada briga política, que tem tudo para ser uma das mais disputadas dos últimos tempos.

Um dos exemplos mais claros, da formação dessas conjunturas, são as chamadas dobradinhas, candidatos a Deputados, nem sempre do mesmo partido, mas que tem inclinações e alianças históricas em determinadas regiões, trocam ideias e palanques, visando apoio e votos essenciais para as suas respectivas vitórias. Vamos elencar algumas dessas dobradinhas, os candidatos e as suas aspirações nesse ano de 2022.

Marcos Henriques e Estela Bezerra – PT: A eleição de 2022, tem tudo para ser um divisor de águas no Partido dos Trabalhadores, com ex-Presidente Lula favorito nas pesquisas, o PT da Paraíba, está formando uma base forte para angariar votos e palanque para Lula no estado, em uma possível vitória, Lula vai precisar de um Congresso que o ajude a aprovar os projetos emergenciais que afligem o nosso país, para isso acontecer, um maior número de deputados do PT e de partidos que se identificam com a esquerda, precisam ocupar cadeiras na Câmara Federal.

Deputada Estadual no segundo mandato, Estela Bezerra, vai se filiar ao PT, no decorrer do ano, para tentar uma vaga no Congresso Nacional, a pré-candidata já se qualifica como um dos nomes fortes do partido para a eleição em 2022. ” Essa eleição vai ser a mais importante desde a redemocratização, estamos passando pelo pior Governo da nossa história, que em dois anos de pandemia, não respeita a ciência e que propaga e incentiva as fake news, voltamos ao mapa da miséria e da fome, de onde tínhamos saído com um trabalho exemplar, elogiado no mundo inteiro, também tivemos piora na economia e nos indicadores sociais, com a volta do Presidente Lula, esperamos recuperar tudo aquilo que foi perdido nesses quatro anos de Bolsonaro”.

Para Estela, o Congresso Nacional precisa urgente de uma renovação, ” O Congresso vem piorando o perfil dos eleitos, os candidatos que ganham a eleição não tem ideais, nem identidade partidária, só visam o lobby dos empresários e quais os partidos terão mais fundo eleitoral, para poderem se eleger, precisamos ofertar alternativas na Câmara Federal, pessoas que pensem no social e nos mais necessitados, eu sou a favor da alternância, já tive dois mandatos como Deputada Estadual, e não quero me eternizar no cargo, por isso coloquei o meu nome a disposição do partido, para me tornar a primeira mulher a ganhar uma vaga na câmara com o meu perfil, no PT e no nosso estado”.

Uma das dobradinhas de Estela, será com o vereador Marcos Henriques, para a pré- candidata, esse pleito tem o principal objetivo de angariar votos e apoio para o Presidente Lula, ” Marcos é um companheiro concreto aqui em João Pessoa, eu irei fazer dobradinhas com mais duas companheiras Cida Ramos e a ex-prefeita do Conde, Márcia Lucena, iremos trabalhar em conjunto, com maturidade nas interlocuções e nos locais onde iremos buscar apoio aos três companheiros, no território de João Pessoa, tem segmentos que Marcos é mais forte, em outros Cida é mais tarimbada, no Conde, Márcia tem muito voto, o PT vai vir muito forte nessa eleição, vamos formar uma base sólida para a campanha do Presidente Lula”.

Marcos Henriques é um vereador consolidado na capital paraibana, e tenta nesse pleito uma vaga na Assembleia, ” Irei completar 5 anos como vereador de João Pessoa, fui candidato a Federal em 2018 e tive um bom número de votos, o Partido dos Trabalhadores decidiu formar uma frente ampla progressista, e conseguimos agregar lideranças importantes, que vão ajudar na campanha de Lula, como é o caso do ex-Governador Ricardo Coutinho, e do ex-Prefeito Luciano Cartaxo, que pode ser um possível candidato a disputa ao Governo do Estado, mas toda nossa conjuntura é em formar um palanque forte para Lula aqui na Paraíba”.

Não é só com Estela Bezerra que Marcos Henriques, irá fazer dobradinhas, ” Luiz Couto é um companheiro leal e com força política para ganhar a eleição, Estela Bezerra é um nome muito forte e que só vai agregar ao partido e também posso mencionar Rodrigo Soares e o suplente de vereador em João Pessoa, Marcos Freitas, mas com a janela partidária só se fechando em Abril, qualquer nova adição ao partido e que queira fazer uma dobradinha, vou estar aberto a escutar e conversar, sempre pensando no melhor para o PT”.

 

 

 

Hugo Motta (Republicanos) e Michel Henrique (Sem Partido) : O filho do saudoso João Henrique e da Deputada Federal licenciada Edna Henrique, Michel Henrique, disputa sua primeira eleição, mas já se qualifica como um nome forte na disputa de uma das vagas na Assembleia Legislativa. Mesmo sendo um estreante, Michel tem muita experiência, “Eu sempre participei das coordenações das campanhas dos meus pais, e sempre tive uma boa relação, com os prefeitos, os apoiadores e os correligionários, então pra mim não é novidade, esse meio político”.

Michel quer seguir os passos do pai, o ex-Deputado Estadual João Henrique, que faleceu vitimado pela covid-19 em Janeiro de 2021, para o candidato, levar o nome da família em frente é o lema que ele quer seguir nessa campanha, ” Graças a Deus, essa facilidade no trato político, se deve muito ao exemplo do meu pai, um homem que sempre soube cumprir os seus compromissos, um político que tinha credibilidade e portas abertas no estado todo. Em face da ausência dele, os verdadeiros amigos me convocaram, a ocupar a cadeira dele na Assembleia e eu aceitei esse chamado”.

O ex-líder do PROS na Paraíba, atualmente sem partido, visa uma dobradinha com o Deputado Federal Hugo Motta, como um dos trunfos para a vitória em outubro, ” Infelizmente com o falecimento do meu pai, minha mãe não tinha mais condições de ficar em Brasília sozinha , se licenciando da Câmara, para ficar ao lado da família, sem a minha mãe como a minha dobradinha, os amigos e correligionários, procuraram alguns nomes e o nome de Hugo surgiu, ele é um amigo leal, verdadeiro e que muito tem feito pela Paraíba, mesmo sendo muito jovem, tem um perfil político muito semelhante ao nosso, nós já estamos preparando várias parcerias e temos certeza que será uma simbiose vitoriosa”.

Largar o PROS, foi uma decisão política e familiar para Michel, ser líder estadual de um partido é uma tarefa muito desgastante, que implicava em várias atribuições que poderiam atrapalhar a sua candidatura, “Com esse novo cenário político, eu vi que pesava muito ter que se dedicar inteiramente ao partido, seria um peso a mais, pegamos o PROS praticamente do zero, e após as eleições de 2020, conquistamos 13 prefeituras, 5 vice prefeituras e 50 vereadores, inclusive nas grandes cidades como João Pessoa, Campina Grande, Patos e Guarabira, achei que minha missão no PROS foi cumprida, por isso resolvi me desfiliar e acredito ter sido a decisão mais correta. Conversamos com várias legendas, irei esperar até abril, ver as danças das cadeiras dos candidatos, mas tudo indica que irei juntar o compromisso político com o partidário, no Republicanos, tenho uma aliança forte com Hugo e tenho vontade de aglutinar essa aliança na minha filiação, irei aguardar mas a tendência é a filiação no Republicanos”.

Gustavo Feliciano e Damião Feliciano – PDT: Mais um estreante na Eleição de 2022, o filho do Deputado Federal Damião Feliciano e da Vice Governadora Lígia Feliciano, Gustavo Feliciano é mais um nome cotado a uma das vagas na Assembleia, após uma experiência como Secretário de Turismo do Estado, Gustavo entregou o cargo no fim de 2021, para se dedicar exclusivamente a campanha.

” Ofereci o meu nome ao partido no final do ano, e agora estamos trabalhando para colocar o nosso nome a disposição do eleitorado paraibano, nessa luta por uma vaga na Assembleia Legislativa”.

A provável dobradinha com o seu pai, o Deputado Damião Feliciano, é algo natural para Gustavo, ” O Deputado Federal, Damião Feliciano vem fazendo um ótimo trabalho na Paraíba, e isso fica claro nas vitórias que o meu pai vem tendo nessas últimas eleições, mostra que o povo do nosso estado, confia no seu trabalho e por isso quero seguir seus passos na política, claro cada um à sua maneira, mas o meu pai é um exemplo de como se faz política correta e responsável”.

Gustavo também mencionou como está o clima no PDT,” Estamos nas conversas iniciais, o partido vai ouvir o apelo do eleitorado paraibano, e junto com os apoiadores e as lideranças, iremos tomar a melhor escolha pensando no PDT e na Paraíba”.

George Morais (DEM) e Ricardo Barbosa (PSB): Filho do ex- Senador Efraim Morais e irmão do Deputado Federal e nome fortíssimo ao Senado em 2022, Efraim Filho, George Morais superintendente da Semob, deixou o cargo a disposição e é mais um estreante na corrida da Assembleia Legislativa. Atualmente no DEM, que vai se fundir com o PSL, se transformando no novo partido União Brasil, George é um nome forte para a eleição de outubro. ” Ainda estou focado 100% na Semob, nos próximos 60 dias, só a partir da minha saída, irei começar pra valer na minha campanha. Mas já temos alianças e parceiros fortes nessa luta como a Prefeita de Itapororoca e o Prefeito de Solânea, iremos levar nossa campanha para a base de Efraim Filho e Efraim Morais, para consolidarmos o nosso nome na disputa por uma vaga na Assembleia”.

A dobradinha de George Morais, é com o atual Deputado Estadual, Ricardo Barbosa, que é pré candidato a Câmara Federal, essa aliança está também atrelada a pré candidatura de Efraim Filho ao Senado, “Ricardo tem sido um parceiro muito importante, em alguns municípios como Itapororoca e Solânea, onde já tínhamos essa aliança, com a ida de Efraim Filho ao Senado, os votos que iam para Efraim na eleição para Federal, irão para Ricardo e eu ocuparia a vaga e os votos deixados por Ricardo, na luta pela Assembleia”.

Efraim Filho, é um nome forte na disputa pelo Senado, que deve reunir caciques importantes da política paraibana, lutando por uma vaga, para George, seu irmão tem todos os requisitos para sair vitorioso nessa campanha,” Efraim, já vem dialogando com vários políticos do estado apresentando sua campanha, temos o apoio de mais de 120 prefeitos, vereadores, vários deputados deputados estaduais, como Ricardo Barbosa, Taciano Diniz, Buba Germano e Júnior Araújo e o apoio importantíssimo do Senador Veneziano, queremos que a campanha de Efraim seja a escolhida para a chapa do Governador João Azevêdo, mesmo com 42 anos, ele tem a experiência necessária para decolar e se tornar o novo Senador da Paraíba, Efraim é leal aos seus ideais e aos colegas que o apoiam e é merecedor desse espaço”.

Aledson Moura (Solidariedade) e Murilo Galdino (Avante): O ex-Prefeito de Princesa Isabel e suplente de Deputado Estadual, Aledson Moura, se coloca mais uma vez à disposição do povo paraibano por uma vaga na Assembleia, o recém-empossado líder estadual do Solidariedade, está formando um palanque forte para 2022, angariando várias filiações para o partido.

Aledson, foi um dos idealizadores e coordenadores do projeto da Frente de Renovação Parlamentar, com a sua solidificação como líder no estado, o Solidariedade será o destino dos 35 integrantes do grupo que congrega lideranças políticas de diferentes bandeiras e regiões do estado. A filiação em massa está prevista para fevereiro, com a presença de Paulinho da Força, presidente nacional do partido.

A Frente é formada por ex-prefeitos, ex-deputados e lideranças políticas sem mandato, que resolveram se unir para fazer aproximadamente 350 mil votos e conquistar cinco ou seis vagas na Assembleia Legislativa e uma cadeira na Câmara Federal em 2022.

A dobradinha de Aledson para 2022, é com Murilo Galdino, irmão do Presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, Murilo que já foi vereador em Campina Grande e Secretário de Articulação Política do governo João Azevêdo, é um nome forte na disputa por uma vaga na Câmara Federal, para Aledson, essa parceria tem tudo para ser vitoriosa, ” Eu, Murilo e Adriano conversamos muito sobre isso, nós estamos trocando base, ele me dá apoio na região de Teixeira e eu ajudo em Princesa Isabel, é uma parceria ampla que é independente ao nosso grupo da Renovação Parlamentar, mas que tem tudo para ser vitoriosa”.

Danielle Rodrigues e Hugo Motta – Republicanos: Filha da Prefeita de Mamanguape, Maria Eunice, Danielle Rodrigues é contadora e Secretária de Finanças de Mamanguape e é mais uma das caras novas, na luta por uma cadeira na Assembleia. Danielle quer dar voz a região do Vale do Mamanguape, ” Estamos no começo da nossa caminhada, já são mais de 20 anos sem representantes do Vale do Mamanguape, na Assembleia Legislativa, pelo potencial turístico e econômico que a nossa região tem, temos que ter alguém que trabalhe focado na nossa região, somos mais de 13o mil habitantes, sentimos falta dessa representação na Assembleia e queremos ocupar esse espaço”,

Hugo Motta é um nome cada vez mais consolidado na política paraibana, eleito Deputado Federal com apenas 21 anos em 2010, o congressista já vai para a sua quarta eleição, com apenas 32 anos, e é com Hugo que Danielle, espera fazer uma dobradinha vitoriosa, ” Hugo Motta é um deputado muito atuante na nossa região, ele foi um esteio na gestão da Prefeita Maria Eunice, ele também nos deu a honra da Presidência do Republicano Mulher, a nível estadual e foi quem me convidou para esse pleito, Hugo é uma figura consolidada, tem sua eleição praticamente sacramentada, pelo ótimo trabalho que exerce na Câmara, eu tenho a honra de fazer uma dobradinha, com um político tão competente e que vai nos ajudar a abrir portas em outras regiões do estado”.

Presidente do Republicano Mulher, Danielle vê o espaço feminino na política, como algo essencial na democracia, ” Todo o segmento político, precisa da voz e do olhar feminino, a mulher tem a sua participação efetiva, e uma contribuição que fala mais que o discurso, trabalhei em vários órgãos como a UFPB, a Assembleia Legislativa e agora na Prefeitura de Mamanguape, sempre prezando pelo trabalho e pelo comprometimento”.

Fonte: Vitor Azevêdo
Créditos: Polêmica Paraíba