Paraíba e Santa Rita - Fortalecimento da relação com movimentos sociais e formação de novas lideranças estão entre as prioridades de seu mandato
O David Santana foi eleito presidente do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) em Santa Rita, na Paraíba, durante o Processo de Eleições Diretas (PED) realizado neste domingo. A votação, que aconteceu na Escola Luiz de Azevedo, em Tibiri II, no último dia 06, mobilizou filiados e militantes de diversas regiões da cidade.
David apresentou uma proposta de gestão voltada à reorganização dos núcleos de base e ao fortalecimento da atuação do partido nos bairros. Segundo ele, o objetivo é “aproximar o PT das comunidades e das lutas populares, com escuta, formação política e diálogo com movimentos sociais”.
Entre os principais pontos da carta-programa registrada durante a campanha estão:
Viabilização de uma sede física para a Casa do PT em Santa Rita;
1) Reorganização dos núcleos de base, com encontros regulares e acolhimento de novas filiações, especialmente de jovens, mulheres, população negra e LGBTQIA+;
2) Fortalecimento da relação com movimentos sociais, sindicatos e coletivos populares;
3) Reuniões periódicas com filiados, com foco em transparência e participação;
4) Construção de uma frente ampla local com setores democráticos e populares;
5) Formação de novas lideranças nos bairros, com foco em disputar e vencer eleições com um projeto político popular.
A nova direção municipal do partido assume suas funções de forma imediata. Em declaração após o resultado, David afirmou que pretende iniciar o mandato com reuniões abertas à militância. “Vamos construir um PT presente nas periferias, comprometido com as causas populares e preparado para os desafios eleitorais que vêm pela frente. Quero um PT que uma a experiência dos veteranos com o renovo d”, disse.
David é fundador do Projeto Inclusão Popular (PIP), ONG que tem como foco a segurança alimentar a cidadania às pessoas em situação de vulnerabilidade social de Santa Rita. Já atuou nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município, com trabalho direto junto diretamente com as famílias. O novo presidente do PT também exerceu mandato como conselheiro tutelar, com forte atuação na proteção de crianças e adolescentes. A trajetória nos territórios e nos serviços públicos fortalece sua proposta de enraizar o PT nas comunidades com um projeto popular e transformador.