Definição

DATA LIMITE: Os caminhos que o PSB pode tomar até o final do dia

Esta quarta-feira (16) marca o último dia de convenções partidárias para a definição das chapas que disputarão as eleições municipais em todo o Brasil. Em João Pessoa, o PSB, que esteve em posição de protagonista nas eleições locais nos últimos 20 anos, segue sem situação definida no último dia para homologação das chapas.

De momento, as opções do PSB são duas. Uma candidatura própria ou o apoio a uma frente de esquerda na disputa pela prefeitura de João Pessoa.

Na situação de uma candidatura própria, o nome mais cotado a preço de momento é o da deputada estadual Estela Bezerra. O nome de Ricardo Coutinho também é lembrado, mas sua candidatura pode ser ameaçada por Ações de Investigação Judicial Eleitoral (Aijes) que tramitam no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que trazem um risco de inelegibilidade à Ricardo.

A situação de Estela também é arriscada pois ela é uma das investigadas na Operação Calvário, e por estar nessa condição, está cumprindo uma série de medidas cautelares. Por exemplo, a deputada não poderia participar de debates televisivos e ocorram depois das 22h, pois ela é obrigada a se recolher diariamente em seu domicílio durante a noite.

A segunda opção seria apoiar o Partido dos Trabalhadores, que disputa as eleições com Anísio Maia como cabeça de chapa. Neste caso, PSB se uniria a PT e PCdoB, quem, até o momento, indicou o pré-candidato a vice-prefeito na chapa de Anísio, no nome de Percival Henriques.

Caso essa junção acontecesse, PCdoB abriria mão da indicação de Percival e o PSB indicaria o advogado Diego Lima para compor a chapa com Anísio.

O diretório local do PT esteve reunido nessa terça-feira (16), até a madrugada desta quarta-feira, com a presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, quem solicitou que o PT se aliasse ao PSB e abrisse mão da candidatura própria de Anísio em torno do nome de Estela. Porém, o diretório local, em quase sua totalidade , não concordou com a ideia e Gleisi acabou cedendo, aceitando a candidatura própria do PT.

O PSB marcou sua convenção para as 16h40 desta quarta. No comunicado, no entanto, não cita o nome de algum pré-candidato.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba