PANDEMIA

DADO PREOCUPANTE: número de pacientes suspeitos de covid-19 no Unimed-JP é 25% superior ao antigo pico da doença - VEJA VÍDEO

O presidente da Unimed em João Pessoa, Dr. Gualter Ramalho, divulgou, na tarde desta quarta-feira (2), um vídeo alarmante acerca do número de pacientes suspeitos de terem contraído covid-19 na Capital.  Segundo o médico, na última semana, houve um amento de até 25% no número de atendimentos no hospital, se comparado o pior momento da pandemia do coronavírus em João Pessoa, no por volta do mês de maio.

Em vídeo, o doutor mostra a média semanal de atendimentos do Hospital Alberto Urquiza Wanderley, em João Pessoa, desde o primeiro caso, até a última segunda-feira (30). Gualter destacou que em maio, por volta do fim do mês, a rede apresentou, até então o pico do número de atendimentos, com uma média superior a 140 pacientes por semana.

A partir de então, os números foram diminuindo, até o período pré-eleitoral. Segundo o médico, houve um “descuido da população em geral no sentido de aglomerar” durante as campanhas políticas e o aumento no número de pacientes por semana teve um “aumento expressivo”.

O aumento na última semana foi 25% superior que o pico, registrado em maio, quando em apenas uma semana foram registrados 143 pacientes. Nesta última semana de novembro, foram registrados no hospital 189 pacientes.

O que dizem os secretários

Em entrevista ao Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan, o secretário de saúde do Estado, Geraldo Medeiros, disse que a flexibilização em bares e restaurantes pode ter contribuído para esse aumento.

“O prenúncio que a secretaria estadual de Saúde já divulgava há quatro semanas atrás e que teríamos esse incremento, inicialmente nas classes A e B, que detém plano suplementar, em função de que essa população de poder aquisitivo que foi aos bares, restaurantes, boates, shows”, disse.

Geraldo alertou para que esse comportamento no número de casos está acontecendo nos hospitais privados não só de João Pessoa, mas também de outras capitais no Brasil.

O secretário disse ainda a propagação naturalmente será maior se as pessoas se aglomerarem. Ele e destacou que atualmente, não há previsão de retrocesso.

“Essa é a realidade da doença covid-19. As pessoas se aglomeram, se tocam e consequentemente a propagação do vírus é imediata após 15 dias. Não há previsão de retroceder, retroagir nesse momento”, complementou.

Já o secretário municipal de Saúde de João Pessoa, Adalberto Fulgêncio, disse que o dado é preocupante, e também avaliou que a flexibilização de certas atividades, além dos eventos político-partidários durante a campanha eleitoral, contribuíram para esse aumento.

“Diante da quantidade de atividades flexibilizadas, e diante também da campanha eleitoral de primeiro e segundo turno, estamos no pico agora justamente após o primeiro turno das eleições. Muitos políticos e candidatos infectados significa dizer que muito provavelmente a eleição tenha contribuído”, disse.

Veja o vídeo publicado pelo presidente da Unimed-JP:

https://youtu.be/rXH8jYxsYBA

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba