covaxin

CPI DA COVID: Após ficar em silêncio, diretora da Precisa depõe junto de sócio hoje

Francisco Maximiano é proprietário da Precisa Medicamentos e deve ser ouvido após o depoimento de Emanuela Medrades, que acontecerá novamente após a depoente se recusar a responder os questionamentos dos senadores

A CPI da Covid irá ouvir, nesta quarta-feira (14), dois membros da alta cúpula da Precisa Medicamentos: Francisco Maximiano, sócio proprietário da empresa; e Emanuela Medrades, diretora que se recusou a responder as perguntas dos senadores na última terça (13) . A Precisa intermediou as negociações do Ministério da Saúde para que a vacina indiana Covaxin fosse adquirida. As informações são do G1.

Ambos são considerados “peças-chave” nas investigações, pois o imunizante indiano foi o mais caro adquirido pelo governo federal. A vacina , porém, não possui registro aprovado na Índia e nem na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Além desta comissão parlamentar de inquérito, que investiga as ações e omissões do governo federal durante a pandemia do novo coronavírus, a Polícia Federal, o Tribunal de Contas da União e o Ministério Público Federal estão investigando os contratos entre o Ministério da Saúde e a Precisa Medicamentos.

O senador Humberto Costa (PT-PE) afirmou que a CPI está diante de um “esquema criminoso” na pasta da Saúde. Segundo o parlamentar, “o governo está detendo um controle, um aparelhamento, sobre certas instituições de Estado, que ele utiliza no seu interesse. Não é interesse do governo, de jeito algum, que aprofundemos as investigações sobre a Precisa”.

Fonte: IG
Créditos: IG