eleições 2020

CORRIDA ELEITORAL: partidos definem data das convenções eleitorais com novo formato em João Pessoa; CONFIRA

Com as mudanças de datas, o primeiro turno das eleições acontece no dia 15 de novembro, e as convenções partidárias devem acontecer até o dia 16 de setembro.

A pandemia, trouxe consigo várias mudanças, na rotina, na forma de interação, e alterou também o calendário das eleições municipais no Brasil. Além disso, modificou a tradição dos partidos políticos de fazer grandes festas nas convenções partidárias, para oficializar a escolha dos candidatos.

Com as mudanças de datas, o primeiro turno das eleições acontece no dia 15 de novembro, e as convenções partidárias devem acontecer até o dia 16 de setembro.

ENTREVISTA: TRE vai fiscalizar gastos de todo o ano eleitoral para garantir lisura das eleições, diz José Ricardo Porto; VEJA VÍDEO

Inovação é uma das palavras do ano e também das campanhas eleitorais, os partidos decidiram trazer novidades, com formatos que respeitem as medidas sanitárias. No lugar das festas marcadas por muita música e decorações, as legendas adotaram sistemas virtuais e drive-in, essas são algumas das modalidades liberadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e presentes na programação dos candidatos.

Em João Pessoa, a maioria dos partidos deixou a convenção para a última data possível, o dia 16. Uns candidatos apostaram no digital, outros foram no misto que é a união do virtual com o presencial cumprindo as medidas de distanciamento social e alguns decidiram pelo drive-in.

O primeiro partido a fazer a convenção é o PSTU, com a candidata Rama Dantas. O evento político está marcado para este sábado (05), às 16h, através da plataforma virtual Google Meet, e contará com a presença de integrantes do partido.

Pablo Honorato do PSOL, fará a convenção na noite do dia 09 de setembro às 18h, no Sindicato dos Correios, será um evento misto, com participação presencial e virtual.

O partido Democratas terá um evento diferente e a convenção para apresentar o pré-candidato Raoni Mendes, será drive-in, no dia 12 de setembro,  a partir das 14h, no Centro de Convenções.

A Unidade Popular (UP) fará a convenção partidária no dia 14, a partir das 14 horas, via Google Meet. A nova legenda disputa pela primeira vez as eleições e tem como pré-candidato o jornalista Rafael Freire. Ele informou que anunciará o candidato a vice no dia da convenção.

Nilvan Ferreira (MDB), fará a tradicional convenção partidária com participação presencial, obedecendo o distanciamento social. O evento acontece no dia 15 de setembro, às 15h, na Associação de Moradores e Trabalhadores Sindicalizados de Mangabeira (PROSIND).

O pré- candidato João Almeida (Soliedariedade), escolheu o Auditório da Associação de Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), no Centro, a partir das 18h, do dia 15 de setembro.

A apresentação do pré-candidato Ruy Carneiro (PSDB), acontece no dia 16 de setembro,  no final de tarde, em um local com espaço para núcleos familiares.

Também no dia 16 de setembro, o pré candidato Carlos Monteiro (REDE), fará o a convenção em um imóvel na Av. Nossa Senhora de Fátima, no bairro da Torre.

Eduardo Carneiro (PRTB), não informou o horário mas o evento acontece no dia 16 de setembro, com integrantes do partido e transmitido pelo Youtube.

Anísio Maia (PT), fará uma convenção mista, no dia 16 de setembro às 14h, no Sindicato dos Correios, será uma convenção mista com participação e virtual

O Progressistas, que tem como pré-candidato Cícero Lucena, marcou para o dia 16 de setembro, porém o local e a hora ainda não foram definidos.

Wallber Virgolino (Patriota), marcou sua convenção para o dia 14, em local a ser escolhido pelo partido.

O PV, partido do prefeito de João Pessoa Luciano Cartaxo, ainda não definiu a data e nem local da convenção, que deverá apresentar a pré-candidata Edilma Freire à sucessão municipal.

Ainda não se sabe se o PSB entrará na disputa pela Prefeitura de João Pessoa. Não há candidato definido e muito menos a data da convenção partidária.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Larissa Freitas