você escolhe

CORES E SLOGANS: Eleição 2020 em João Pessoa se aproximando, mas qual a marca do seu candidato?

Algo importante é que o eleitor saiba exatamente identificar seu candidato ou candidata

Há menos de dois meses para o pleito, em uma eleição atípica devido à pandemia de coronavírus, a campanha de 2020 chega com tudo, mas com um tom diferenciado: Encontros com eleitores em lives pela internet ou presenciais com número reduzido de pessoas e obedecendo às orientações sanitárias de saúde e às novas regras do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), visando a não proliferação da Covid-19 nas ruas e no dia da votação.

Algo importante é que o eleitor saiba exatamente identificar seu candidato ou candidata. A reportagem do Polêmica Paraíba buscou saber as cores e os slogans dos partidos de cada um dos 13 candidatos à Prefeitura de João Pessoa.

Confira:

Patriota 51

Wallber Virgolino e Leila Fonseca – cor amarela – slogan “Coragem para fazer o novo”

O Patriota é um partido político brasileiro. Obteve seu registro definitivo no Tribunal Superior Eleitoral em 19 de junho de 2012. Seu código eleitoral é o 51. Fundador: Adilson Barroso. Fundação: 9 de agosto de 2011.

Cidadania 23

Cícero Lucena e Léo Bezerra – cores azul, magenta e ciano – slogan “Juntos por João Pessoa”

O Cidadania é um partido político brasileiro. Foi denominado Partido Popular Socialista até uma convenção extraordinária ocorrida em 23 de março de 2019, sendo que a mudança foi aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral no dia 19 de setembro de 2019. Fundador: Roberto Freire. Fundação: 19 de março de 1992.

Partido da Causa Operária (PCO) 29

Camilo Duarte e Maurício Almeida – cores amarela e vermelha – slogan “Fora Bolsonaro e Lula Candidato 2022”

O Partido da Causa Operária é um partido político brasileiro de extrema-esquerda. Suas cores são o vermelho e o amarelo e seu número eleitoral é o 29. Foi fundado em 1995 por dissidentes da Causa Operária filiados ao Partido dos Trabalhadores, e seu presidente é desde então o jornalista Rui Costa Pimenta.Fundação: 7 de dezembro de 1995.

Rede Sustentabilidade 18

Carlos Monteiro e Filipe Leite – cores ciano, laranja e verde – slogan “Um bom governo para João Pessoa’

Rede Sustentabilidade é um partido político brasileiro, liderado por Marina Silva. Teve seu registro definitivo concedido em 22 de setembro de 2015. Fundadora: Marina Silva. Fundação: 16 de fevereiro de 2013

Movimento Democrático Brasileiro (MDB) 15

Nilvan Ferreira e Eduardo Milanez – cores azul, verde, vermelha e preta – slogan “João Pessoa boa para todos”

O Movimento Democrático Brasileiro, anteriormente Partido do Movimento Democrático Brasileiro, é um partido político brasileiro de centro. Presidente: Baleia Rossi. Fundação: 15 de janeiro de 1980, Praça dos Três Poderes, Brasília, Distrito Federal.

Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) 16

Rama Dantas e Lissandro Saraiva – cores amarela e vermelha – (ainda sem slogan)

Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado é um partido político do Brasil fundado em 1993. Suas cores são o vermelho e amarelo e o seu código eleitoral é o 16. O PSTU é uma organização socialista, que reivindica o marxismo revolucionário, baseando-se nas teorias e práticas de Leon Trótski e de Nahuel Moreno. Fundação: 5 de junho de 1994.

Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) 50

Pablo Horonato e Márcio Roberto – cores vermelha e amarela – slogan “Bora se ajudar”

O Partido Socialismo e Liberdade é um partido político brasileiro fundado em junho de 2004. Obteve registro definitivo na Justiça Eleitoral no dia 15 de setembro de 2005. Fundação: 6 de junho de 2004, Brasília. Fundadores: Heloísa Helena, Luciana Genro, Babá, João Fontes.

Solidariedade 77

João Almeida e Carlisson Figueiredo – cores azul e laranja – slogan “Um novo momento, uma nova solução”

O Partido Socialismo e Liberdade é um partido político brasileiro fundado em junho de 2004. Obteve registro definitivo na Justiça Eleitoral no dia 15 de setembro de 2005. Fundação: 6 de junho de 2004, Brasília. Fundadores: Heloísa Helena, Luciana Genro, Babá, João Fontes.

Democratas (DEM) 25

Raoni Mendes e Ricardo Ramalho – cores azul e verde – (ainda sem slogan)

Democratas é um partido político brasileiro de Centro-direita cuja Filosofia política é o conservadorismo-liberal. Fundação: 24 de janeiro de 1985.

Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) 45

Ruy Carneiro e José Gadelha – cores amarela e azul – (ainda sem slogan)

Partido da Social Democracia Brasileira é um partido político brasileiro de centro. Surgiu da combinação entre a social-democracia, a democracia cristã e o liberalismo econômico e social. Foi fundado em 25 de junho de 1988 pelo ex-governador Mario Covas. Fundação: 25 de junho de 1988. Fundadores: Fernando Henrique Cardoso, José Serra, Mário Covas, Sérgio Motta, Franco Montoro.

Unidade Popular (UP) 80

Rafael Freire e João Batista – cores preta e branca – slogan “O povo quer viver sua cidade”

Unidade Popular, ou ainda Unidade Popular pelo Socialismo, é um partido político brasileiro fundado em 16 de junho de 2016 que obteve seu direito a lançar candidaturas reconhecido pelo Tribunal Superior Eleitoral em 10 de dezembro de 2019. Fundação: 16 de junho de 2016.

Partido Verde (PV) 43

Edilma Freire e Mariana Feliciano – cores verde e branca – slogan “Ela me representa”

O Partido Verde é um partido político brasileiro. Surgiu no cenário político da década de 1980 baseado nas tendências ambientalistas, tendo entre seus articuladores artistas, intelectuais, ativistas, ecologistas. É um partido de centro-esquerda no espectro político. Fundação: 17 de janeiro de 1986, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

Partido Socialista Brasileiro (PSB) 40

Ricardo Coutinho (ainda sem vice) – cores vermelha, branca e amarela – (ainda sem slogan)

O Partido Socialista Brasileiro é um partido político brasileiro que segue a ideologia socialista democrática. Foi criado em 1947 a partir da Esquerda Democrática, até ser extinto por força do Ato Institucional nº 2, de 1965. Em 1985, com a redemocratização no Brasil, foi recriado. Fundação: 6 de agosto de 1947, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

PT de João Pessoa

Até o fechamento desta matéria, não havia sido confirmada a participação de Anísio Maia (PT), na disputa pela Prefeitura de João Pessoa em 2020. Mesmo após intervenção do Diretório Nacional do PT na eleição da Capital paraibana, Anísio Maia aparece nos registros do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) como o candidato cadastrado, cuja candidatura aguarda julgamento.

As convenções partidárias ocorreram até a quarta-feira (16) passada e o registro das candidaturas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acontece até o dia 26 de setembro.

Os dados obtidos para compor a matéria sobre os partidos também foram pesquisados na internet, Wikipédia.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba