Eleições 2022

CONSERVADORES: focados em deixar a esquerda para trás, saiba quem são os principais nomes da direita paraibana que disputarão as Eleições deste ano

A eleição de outubro de 2022, tem tudo para continuar a sina das polarizações políticas, entre direita e esquerda. Aqui na Paraíba a esquerda é representada majoritariamente por PT, PDT e PSB, temos os partidos de centro, que se inclinam tanto para a direita, como para a esquerda, podemos mencionar o PSDB, PSD, MDB, PP, Republicanos e o partido do Governador João Azevêdo, o Cidadania.

 

A eleição de outubro de 2022, tem tudo para continuar a sina das polarizações políticas, entre direita e esquerda. Aqui na Paraíba a esquerda é representada majoritariamente por PT, PDT e PSB, temos os partidos de centro, que se inclinam tanto para a direita, como para a esquerda, podemos mencionar o PSDB, PSD, MDB, PP, Republicanos e o partido do Governador João Azevêdo, o Cidadania.

No espectro da direita, as principais legendas são o PTB, Patriota, Avante e o partido do Presidente Jair Bolsonaro, o PL. Encabeçada por Nilvan Ferreira, a direita paraibana está formando uma forte aliança com as principais lideranças do estado, para derrotar João Azevêdo e a provável união entre PT e Veneziano Vital do MDB.

Nessa matéria conversamos com quatro das principais forças políticas da direita no estado. Nos aprofundamos sobre como eles pensam as eleições tanto no âmbito estadual, como também na eleição presidencial, e em temas mais diversos como religião, família e conservadorismo.

 

Nilvan Ferreira

O apresentador da TV Correio, foi segundo colocado em uma eleição disputadíssima contra Cícero Lucena, para a Prefeitura de João Pessoa em 2020, na época filiado ao MDB, o cajazeirense agora faz parte do PTB, e é pré- candidato ao Governo do Estado. Nilvan desponta como a face da direita no estado, com o apoio do Presidente Bolsonaro para a sua candidatura, ele pretende fazer um grande palanque para derrotar o Governador João Azevêdo, ” Já está tudo definido, tenho tanto o apoio do Presidente Bolsonaro, como o do seu partido o PL, encabeçado no estado por Wellington Roberto, a partir de agora vamos aprofundar ainda mais às nossas alianças com o Deputado Walber Virgolino, e o Deputado Cabo Gilberto, para termos um palanque da direita, ainda mais unido, que vai apoiar o Presidente e derrotar João Azevêdo, nós deveremos ter mais alguns partidos ao nosso lado, e  com isso vamos montar um palanque muito competitivo”.

“O nosso grupo tem que ser muito unido, a nossa aliança representa uma grande parcela da população, que não aguenta mais esse projeto da esquerda, que somados com os dois mandatos de Ricardo Coutinho e os quatro anos de João Azevêdo, se completam 12 anos desse projeto, que destruiu a Paraíba, nós vemos com tristeza, como está a situação do nosso estado, a segurança está um caos, os assaltos são recorrentes, estamos com pouco efetivo policial nas ruas, um outro problema é a saúde que na pandemia foi muito deficitária, vários hospitais que só funcionaram na maquiagem, sem os recursos enviados pelo Governo Federal, devidamente utilizados. Vamos ganhar a eleição e deixar a esquerda pra trás no nosso estado”.

O ex-Presidente Lula é líder nas pesquisas na disputa pela Presidência, uma possível vitória do petista, não está nos planos de Nilvan, ” Eu tenho certeza que Lula não vai ganhar, mas se isso acontecer, ele tem que tratar o estado como o Presidente Bolsonaro vem fazendo, nunca na história da Paraíba, um Presidente deu tanto dinheiro para o nosso estado como Bolsonaro, só em relação a pandemia, o Presidente mandou mais de 2 bilhões de reais, para o Governo do Estado e para às Prefeituras da Paraíba, se eu ganhar a eleição e infelizmente Lula for eleito, a relação tem que ser republicana, o estado é mais importante que bandeiras partidárias, às obras, os recursos, são para o estado e não devem ser usados como propaganda eleitoral, de ambos os lados”.

A disputa pelo Senado tem tudo para ser uma das mais acirradas dos últimos anos, nomes fortes e consolidados como o do ex-Governador Ricardo Coutinho, e os Deputados Federais Efraim Filho e Aguinaldo Ribeiro, são os principais postulantes pela única vaga em jogo. Mas dois nomes da direita paraibana, despontam como alternativas nestas eleições, o Vereador Carlão pelo Bem do Patriota e Bruno Roberto, advogado, filho do Deputado Federal, Wellington Roberto, do PL, são os pré- candidatos ao Senado, que tem inclinações a direita e ao bolsonarismo.

 

Carlão pelo Bem

Eleito vereador em João Pessoa nas eleições de 2020, desponta como um dos principais nomes da direita, no cenário político paraibano. Pré- candidato ao Senado, pelo Patriota, Carlão acredita que ser um novo nome pode ajudar na disputa, ” A primeira pesquisa é mais uma amostragem do conhecimento das pessoas pelos candidatos listados, tivemos 60% de indecisos nessa primeira pesquisa, e é a partir de agora que a nossa campanha vai começar a engrenar, a população tende a procurar novos nomes, esses políticos mais antigos estão muito desgastados, e às pessoas com razão. querem renovação”;

” Eu represento uma ideia, quando às pessoas forem conhecer os candidatos mais a fundo, vão ver um candidato conservador, que defende a família, que é contra o fundão eleitoral, contra o aborto, sou a favor da prisão em segunda instância, tenho certeza, que vou crescer nas pesquisas, porque represento uma grande parcela da nossa população”.

O vereador, acredita que a população foi levada a votar em candidatos que se diziam ser de direita em 2018, mas que na verdade só surfaram na onda do Bolsonarismo, ” Alguns Deputados Estaduais, Federais, e principalmente a Senadora Daniella Ribeiro, que teve um discurso do novo, da mulher, que tinha mais inclinações a direita, não cumpriu a sua fala e se posta no Senado Federal, como uma parlamentar de centro-esquerda. Eu aposto que o eleitor direitista, vai ser inteligente e ver que não é por eu não fazer parte do PL, que eu não sigo o que o Presidente Bolsonaro prega, no próprio PL, o candidato do partido Bruno Roberto, não é conservador como eu e como o Presidente, é só ver quem Wellington Roberto, já apoiou, o PT, Temer, ele votou a favor do fundão eleitoral, que é uma vergonha colossal para o nosso país. As pessoas vão fazer uma análise, e constatarem que eu sou o candidato conservador da Paraíba nessas eleições”.

Bruno Roberto

Filho do Deputado Federal, Wellington Roberto, ex-Secretário de Esportes, no Governo de Ricardo Coutinho, o pré-candidato ao Senado pelo PL, é o nome apoiado oficialmente pelo Presidente Bolsonaro, para a disputa na Paraíba.

Bruno vê com otimismo a sua candidatura, e aposta no derretimento dos adversários durante a campanha, ” As perspectivas são extremamente promissoras, você vê nas pesquisas, o estacionamento dos números dos outros postulantes, e alguns até retroagindo nas intenções de voto, são candidatos tarimbados, mas que já decepcionaram muito a Paraíba. Eu nunca tive a chance de ser um parlamentar, é a minha primeira eleição, e eu sei que às pessoas querem a renovação, elas precisam de um candidato de novas ideias, que sabe o que deve fazer para melhorar a economia, ao criar novos empregos, e ajudar os empresários, que foram tão castigados nessa pandemia, com esses decretos, que acabaram com empregos e empresas”.

Bruno acredita, que o apoio do Presidente Bolsonaro, vai ser essencial na sua campanha, ” Essa é uma questão de coerência, nós sempre defendemos a figura do Presidente Jair Bolsonaro, e às suas realizações, posso destacar a criação do Auxílio Brasil, que garante uma cobertura e um aporte financeiro, muito mais robusto que os valores irrisórios que eram pagos na época do Bolsa Família. As obras da transposição, só estão andando com o Presidente, na época do PT, o andamento e a conclusão das obras, só acontecia, se o estado se curvasse e apoiasse o PT nas eleições e nas votações do Congresso. Eu me sinto honrado por ser apoiado pelo Presidente, o nosso palanque vai ser extremamente competitivo, junto com Nilvan Ferreira, nós temos tudo para conseguir, o suporte necessário para a candidatura de Bolsonaro na Paraíba, e temos muita chance de vencer a esquerda e montar um novo projeto de desenvolvimento no nosso estado.”

Walber Virgolino

O Deputado Estadual, Walber Virgolino, vai disputar a reeleição para a Assembleia Legislativa, um dos principais nomes da direita na Paraíba, Walber vai formar uma aliança com Nilvan Ferreira, que foi seu adversário na disputa pela Prefeitura de João Pessoa em 2020, e entende que é hora de aparar as arestas, para derrotar João Azevêdo, ” O povo pede essa aliança da direita na Paraíba, eles cobram de mim e dos outros políticos conservadores do nosso estado, que deixem as brigas para trás, para lutarmos contra a esquerda e João Azevêdo, nós estamos cedendo a vaidade e temos certeza que essa grande aliança vai dar certo e que seremos vitoriosos em outubro”.

” Eu vou defender o meu mandato para Deputado Estadual, eu nem precisaria participar dessa grande aliança, poderia trilhar o meu caminho sozinho, mas sinto que a direita precisa mais do que nunca se juntar, pois não podemos deixar a esquerda tomar conta da Paraíba, iremos conversar com vários políticos, Léo Gadelha, Pedro Cunha Lima, Tovar e Ruy Carneiro, são alguns desses nomes, esse palanque não pode esperar o segundo turno, nós temos que ser fortes e unidos, a partir de agora, o Governo é muito forte, tem muito dinheiro mas João Azevêdo, é um nome fraco, ele não puxa voto, temos que nos unir em prol da candidatura de Nilvan e tenho certeza que essa aliança se for coesa, vai ser vitoriosa”.

Walber ex-Secretário e Delegado acredita que o problema da segurança, é o que temos de mais urgente na Paraíba, ” Fui Secretário da Paraíba e do Rio Grande do Norte, lutei contra as maiores facções e sei como elas devem ser combatidas. A segurança pública no nosso estado, está nesse caos, não exclusivamente pela questão financeira, a nossa polícia trabalha de forma amadorista, o Comandante da PM e o Secretário de Segurança, são dois carreiristas, eles só pensam nos bons salários e na boa vida, proporcionado pelos seus cargos. A polícia tem que ir pra cima, não pode ter medo de bandido, esse pessoal tem medo de matar, medo de punir policial desonesto, a bandidagem está deitando e rolando nas nossas ruas, e esse pessoal de João Azevêdo não tá sendo efetivo em nada”.

” Se Nilvan conseguir vencer a eleição, eu posso ajudar com conselhos de uma pessoa que conhece as facções, sei como funciona o PCC e o Comando Vermelho, tenho total conhecimento de como neutralizar e onde atacá-los da melhor maneira. Com a vitória de Nilvan se tornando realidade, nós temos tudo para elevar o nível da segurança pública e transformar a Paraíba nessa questão”.

Cabo Gilberto

O deputado estadual Cabo Gilberto Silva (PSL) declarou que vai apoiar o comunicador Nilvan Ferreira. O anúncio do Cabo, que está aguardando a janela partidária para se filiar ao partido de Bolsonaro, mostra a força da grande aliança que está se formando na direita paraibana.

Cabo Gilberto deixa claro a união de forças contra a gestão do governador João Azevêdo (Cidadania), que busca a reeleição em outubro. “Tenho certeza que unidos iremos libertar a Paraíba da Calvário, dos 12 anos de atraso, de promessas não cumpridas! Nosso time está forte e venceremos com a verdade”.

O deputado estadual tem pretensões de disputar o cargo de deputado federal e Nilvan tem manifestado apoio ao projeto político do Cabo Gilberto.

Cabo Gilberto é uma das lideranças da direita no estado, e vem sendo uma das principais vozes oposicionistas contra João Azevêdo, criticando principalmente, a gestão do Governador, no tocante a segurança pública, o deputado estadual foi o articulador do motim nas Muriçocas do Miramar em 2020 e foi um dos maiores críticos na gestão da pandemia no estado.

Apoiador ferrenho do Presidente Bolsonaro, o Cabo Gilberto já se envolveu em muitas polêmicas, nesses quatro anos de mandato, sendo a sua vacinação, um tema recorrente de discussões acaloradas na Assembleia Legislativa. O deputado é parte importante na engrenagem da luta direitista contra a esquerda na Paraíba, e quer ser o principal representante do Bolsonarismo no estado, na Câmara Federal em 2023.

 

Caio da Federal

O pré-candidato a deputado federal, Caio da Federal, tem conseguido avançar na sua postulação de disputar uma das 12 vagas na Câmara Federal destinadas ao estado da Paraíba. Caio está conseguindo angariar mais apoio, principalmente dentro do segmento conservador e do bolsonarismo na Paraíba.

Vários movimentos da direita conservadora e do bolsonarismo raiz já se pronunciaram em apoio a Caio. Muitos eleitores que votaram em Julian Lemos na eleição passada estão se sentindo traídos pelo rompimento do deputado com o presidente Bolsonaro. Esse espólio já tem migrado apoio automaticamente para Caio.

Caio da Federal, foi líder na intenção de voto em duas pesquisas realizadas, no ano passado e desponta como um dos principais nomes, para a eleição de outubro, o Policial Federal, é crítico ferrenho do Governador João Azevêdo, ao lado do Cabo Gilberto Silva, Caio emergiu como uma das principais lideranças nas manifestações dos policiais militares, contra João Azevêdo.

A direita paraibana, se fortalece em uma grande aliança, e tem em Caio da Federal, a cara da renovação na disputa por uma vaga na Câmara Federal, o pré-candidato, segue os mesmo preceitos, é cristão e conservador convicto, um nome para ficar de olho na disputa por uma das 12 vagas que a Paraíba tem em Brasília.

Um mantra da direita, o conservadorismo é a mola conectada a tema espinhosos, como religião, costumes, violência, os quatro candidatos tem a mesma opinião e defendem com unhas e dentes, os seus posicionamentos.

O Presidente Bolsonaro foi eleito em 2018, com um apoio maciço dos cristãos, especialmente dos evangélicos, para Nilvan Ferreira, a fé é o que norteia toda a sua vida e que deveria ser mais respeitada, ” A minha família é de origem católica, o meu pai é evangélico, graças a essas influências, eu me tornei um homem de fé, sou cristão, e não tenho problema algum com nenhuma religião”.

” Eu sou um homem muito temente a Deus, e isso é uma coisa que o Governador não é, durante essa pandemia, em várias ocasiões, houve fechamento de igrejas, quando ele faz isso, ele comete um crime contra a fé das pessoas, pode escrever, eu sendo eleito, nunca mais irá ocorrer esse desrespeito, que a esquerda prega, ao cercear a ida das pessoas, ao um local sagrado como são as igrejas”.

Bruno Roberto e Carlão pelo Bem, tem uma opinião muito semelhante, no tocante a instituição da família, ” Eu sou católico, não me esquivo em dizer que sou cristão, a minha fé, norteia em tudo o que eu acredito, a minha opinião pela sustentação da família tradicional, nunca será abalada, eu irei fazer a defesa dos ensinamentos da fé cristã, eu nunca vou me omitir, naquilo que eu mais acredito, que é a minha fé”, afirmou Bruno.

Para Carlão, a religião é a força que conduz as suas ações, ” Eu quero agradecer a vocês, por darem a oportunidade de expressar a minha fé, após a minha conversão, eu me tornei uma pessoa que respeita a fé, cada vez mais, eu sou católico apostólico romano, e não tenho vergonha alguma em me expressar, fui o vereador que propus o ensino religioso nas escolas, às pessoas acham que isso pode ser uma pauta conservadora, mas na verdade isso é um respeito a fé, pois todas as religiões, seriam estudadas e isso afasta o preconceito, a fé alheia”.

“A Igreja não é para mim uma plataforma política, ela é uma identidade em comum com uma parcela importante da população, e quando a gente no conservadorismo se sustenta, em liberdade, pátria, família e em Deus, esses valores, estão mais do que encrustados na minha vida e na minha família”.

Walber Virgolino, acredita que a fé, foi quem o livrou de vários perigos, na vida de policial, ” Eu fui criado na fé católica, minha mulher e minha mãe, são católicas praticantes, eu hoje em dia, me considero mais evangélico, e eu sei que só estou vivo hoje, por causa da minha fé, muito dos meus colegas morreram nessa guerra, e Graças a Deus, eu estou aqui hoje pra contar a minha história”.

” Eu defendo as bandeiras cristãs, e isso é mais um motivo para eu apoiar o Presidente Bolsonaro, com a vitória dele e de Nilvan, nós temos que massificar e encravar, os ensinamentos conservadores cristãos na sociedade paraibana”.

 

 

Fonte: Vitor Azevêdo
Créditos: Polêmica Paraíba