derrota para bolsonaro

Congresso derruba vetos de Bolsonaro, e leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc entrarão em vigor

Em  derrota para Jair Bolsonaro (PL) o Congresso Nacional derrubou na noite desta terça-feira (05) o veto integral dado pelo presidente às leis Paulo Gustavo e Aldair Blanc 2, que preveem ajuda financeira ao setor cultural.

No caso da Lei Aldir Blanc, deputados deram 414 votos pela derrubada do veto e 39 pela manutenção. Entre os senadores, foram 69 votos a zero contra o veto. Com relação à Lei Paulo Gustavo, o placar foi de 66 a zero entre os senadores, e de 356 a 36 entre os deputados. A própria liderança do governo orientou pela rejeição dos vetos.

No meio de uma disputa que envolvia 36 vetos que aguardavam votação, o líder do governo no Congresso, senador Eduardo Gomes (PL/TO) anunciou o acordo, no final da tarde, que também contemplava a rejeição do veto de Bolsonaro a inclusão da psiquiatra Nise da Silveira no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria.

Antes, porém, parlamentares da base de apoio ao governo chegaram a tentar adiar a apreciação do veto da Lei Paulo Gustavo para melhor avaliar o seu impacto fiscal.

A proposição foi considerada “cínica” pela oposição. Na tribuna foi lembrado que dias atrás o governo se empenhou para colocar uma emenda na Constituição para permitir o desembolso estimado de R$ 41,25 bilhões em auxílios em pleno período eleitoral.

Agora as leis seguem para promulgação.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Jornal Extra Classe