decisão

"Completamente contra": Secretário geral do PT-PB, Arimatéia França, repercute "intervenção branca" da Executiva nacional do partido 

Por 15 votos a 3, a Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) determinou, nesta sexta-feira (29), uma a recomposição no Diretório Estadual e na Executiva da sigla, na Paraíba.

O secretário geral do PT-PB, Arimatéia França, repercutiu a “intervenção branca” da  Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT). Em contato com a reportagem do Polêmica Paraíba, ele disse que recebeu a notícia durante uma viagem e destacou que ainda não tem  muitos detalhes da decisão, mas destacou ser “completamente contra” a intervenção da Executiva Nacional. Arimatéia ressaltou que vai se inteirar sobre a recomposição e logo se manifestará. França é da ala prejudicada após a intervenção e agora ficou em minoria.

ENTENDA

Por 15 votos a 3, a Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) determinou, nesta sexta-feira (29), uma a recomposição no Diretório Estadual e na Executiva da sigla, na Paraíba. As mudanças foram aprovadas em votação ocorrida durante a tarde, em formato remoto.

Com isso, o grupo ligado ao ex-governador Ricardo Coutinho passa a ter maioria dentro do PT e deve comandar os destinos do partido na Paraíba. Nos bastidores, o movimento é visto como uma reação à movimentação ocorrida ontem (28), em que o governador João Azevêdo (PSB) encontrou-se com o ex-presidente Lula em Brasília.

Com a nova composição, a tendência Construindo um Novo Brasil (CNB), liderada por Jackson Macêdo, fica com 23 vagas do Diretório Estadual e 8 vagas na Executiva. Os demais espaços ficam divididos entre as tendências Movimento PT, Muda PT e Resistência Socialista.

Divisão no partido

O partido está dividido, desde o início do ano, entre o apoio ao senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) ou à reeleição do governador João Azevêdo (PSB) para o Palácio do Planalto. Enquanto Jackson Macedo e Ricardo Coutinho defendem o nome do ex-prefeito de Campina Grande, outros integrantes, a exemplo do deputado Frei Anastácio, é aliado do governador.

Com a determinação nacional, a ala de Ricardo e Jakcson passa a ter maioria para decidir o futuro da legenda no estado. Macedo, em entrevista à Rádio Arapuan, garantiu que não se trata de uma intervenção partidária. Ele segue no comando da legenda. “Não é nada fora da regra, nada fora do jogo democrático do PT. Na direção nacional o resultado foi de 15 a 3 pela recomposição, não tem nada de intervenção, Ricardo não vai assumir nada”, garantiu.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba