NEGÓCIOS

Comissão Internacional da Assembleia leva produtos paraibanos para Expo Dubai 2020

A Comissão de Incentivo às Relações Internacionais de Negócios debateu nesta quinta-feira (5), durante reunião realizada na Assembleia Legislativa (ALPB), a participação da Paraíba na Expo Dubai 2020, a primeira Expo realizada no Oriente Médio, África e Sul da Ásia, já considerada uma das mais importantes da história da exposição. A Paraíba fará apresentação de produtos locais por uma semana e a participação foi discutida com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil Nordeste) e representantes da Câmara Brasileira de Comércio Exterior da Paraíba, Governo do Estado e universidades.

De acordo com o presidente da Comissão de Incentivo às Relações Internacionais de Negócios, Eduardo Carneiro (PRTB), também foi debatida, durante a reunião, a ida dos deputados paraibanos à Recife para participar de uma reunião com representantes dos 34 consulados instalados na cidade pernambucana, que deve acontecer no início de abril. Também está sendo programada uma reunião com os representantes da Câmara de Comércio Brasil-Argentina com o objetivo de incluir a Paraíba nas feiras de exposição fora do País.

O deputado Eduardo Carneiro destacou ainda a formulação de um Manual de Procedimento voltado para as empresas paraibanas que possuem interesse de exportar seus produtos. Segundo ele, as orientações serão elaboradas pela Apex-Brasil Nordeste em parceria com a Comissão da Assembleia Legislativa da Paraíba.

“Estamos trabalhando em uma agenda positiva para o Estado na busca de geração de emprego e renda. Precisamos gerar riquezas, pois só assim acabaremos com o desemprego e a pobreza. Não dá mais para ficar trancado na Assembleia Legislativa discutindo uma política que não reflete em ganhos para a população. Por isso, decidimos, eu e os nossos companheiros da Comissão de Assuntos Internacionais, buscar o crescimento da Paraíba fora do Brasil, buscando investimentos e a possibilidade de exportações dos nossos produtos que são de extrema qualidade”, destacou Eduardo.

Novos caminhos – O analista da Apex-Brasil Nordeste, Sérgio Ferreira, parabenizou os deputados paraibanos que buscam novos caminhos para o Estado. “O nosso objetivo foi debater as potencialidades de internacionalização da Paraíba. Termos um trabalho na região Nordeste com a proposta de apoiar as empresas que já exportam e também capacitar àquelas que querem se preparar para iniciar a atuação no comércio exterior. Os técnicos da Apex-Brasil também são preparados para trabalhar, juntamente com a iniciativa privada, com projetos de atração de investimentos estrangeiros diretos”, disse.

O presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), Rômulo Polari, declarou que a participação da Assembleia no diálogo que envolve a produção do estado nas relações internacionais é muito relevante. Segundo Polari, quando o Legislativo decide estar integrado a esse debate contribui para a atração de investimentos.

A deputada Pollyanna Dutra (PSB), integrante da Comissão de Assuntos Internacionais, analisou que o momento atual é de preparar-se economicamente para o futuro e, com este objetivo, a Comissão de Relações Internacionais tem realizado reuniões, inclusive em outros estados, a exemplo de Pernambuco, buscando conhecer e compartilhar experiências exitosas.

Também estiveram presentes na reunião a professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Márcia Cristina Silva; o técnico da Apex na Paraíba, Roosevelt Albuquerque; o presidente da Câmara Brasileira de Comércio Exterior da Paraíba, Marcelo Abrantes; o assessor da Câmara Paraibana de Comércio Exterior e Diretor da Representação Comercial da Câmara Mexicana de Comércio na Paraíba, Tales Santos; e a gerente Executiva da Indústria da Secretaria de Turismo da Paraíba, Marília Araújo.

Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba