EXCLUSIVA: Com negativa de Lira, Dilma escolhe outro líder no senado

Lira garante trazer suas experiências acadêmicas e empresariais para o crescimento da Paraíba e do Brasil

Informações diretamente dos bastidores de Brasília dão conta de uma procissão no gabinete do senador Raimundo Lira para fazê-lo aceitar o posto de líder no senado da presidente Dilma Rousseff.

Há duas semanas uma reunião entre o ministro-chefe Ricardo Berzoini, o senador José Pimentel e Lira já articulava a liderança do paraibano no Senado Federal. Nessa ocasião, Lira declinou o convite. Alegou que se posicionou firmemente contra a implantação da CPMF e assim sendo não poderia ocupar o lugar vago desde a prisão do petista Delcídio do Amaral.

Berzoini e Pimentel tentaram agendar um encontro entre Lira e Dilma, mas o parlamentar também declinou, por estar plenamente convicto a não aceitar o posto.

A base do PMDB fez pressão para que Lira estivesse à frente da situação no Senado, mas continuou encontrando uma irredutível recusa.

Plano B 

Com Lira fora das opções o senador Humberto Costa (PT-PE) vai assumir a liderança do governo no Senado. Atualmente, Costa é líder do PT na Casa. A bancada do partido vai se reunir na próxima semana para definir se ele acumula as duas funções ou se um novo nome assume o cargo. Entre os cotados estão os senadores Paulo Rocha (MA), Lindbergh Farias (RJ) e a ex-ministra da Casa Civil Gleisi Hoffmann (PR).

No início do mês, o senador pernambucano chegou a declarar que não queria nem mesmo voltar a assumir a liderança do PT na Casa. Ele, no entanto, foi reconduzido no cargo pelos seus pares e aceitou continuar no posto depois de um apelo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Fonte: Polêmica Paraíba