Projeto de Lei

'COM CRITÉRIOS': Eliza Virgínia defende reabertura de templos religiosos em João Pessoa; VEJA VÍDEO

A vereadora Eliza Virgínia (Progressistas) protocolou nesta sexta-feira (17), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), um projeto de lei que propõe a reabertura dos templos religiosos durante a pandemia do novo coronavírus, na Capital, porém, seguindo alguns critérios para evitar a contaminação.

A vereadora Eliza Virgínia (Progressistas) protocolou nesta sexta-feira (17), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), um projeto de lei que propõe a reabertura dos templos religiosos durante a calamidade pública na pandemia do novo coronavírus, na Capital. Segundo ela, a proposta estabelece critérios para evitar a propagação da Covid-19.

Por meio de um vídeo divulgado nas redes sociais, a vereadora informou que a proposta tem como objetivo atender o público religioso que  deseja participar dos cultos e está impedido de fazê-lo por causas das medidas restritivas impostas atualmente pelo Governo do Estado e pela Prefeitura Municipal de João Pessoa. Os decretos foram prorrogados até o dia 3 de maio.

Segundo Virgínia, a projeto elenca alguns critérios para permitir o funcionamento dos templos religiosos: distanciamento de no mínimo dois metros entre os fiéis, o uso obrigatório de máscaras, a proibição de pessoas do grupo de riscos dentro das igrejas, o uso de termômetro digital para medir a temperatura das pessoas e o uso de água e sabão e álcool em gel pelos fiéis.

“Logicamente, que as igrejas deverão ampliar suas reuniões para não manter todo mundo num momento só e evitar constrangimentos na porta da igreja e mandar todo mundo para fora. Tem que respeitar. Eu tenho certeza que a comunidade evangélica, a comunidade católica vai respeitar porque não vai querer seu templo fechado”, avaliou.

Conforme a vereadora, antes de propor o projeto, ela consultou uma infectologista. “Nós estamos vendo que temos que ir comprar mercadoria dentro do supermercado, temos que ir no banco, tomamos todos os cuidados possíveis, não podemos parar de uma vez por todas. Essa história da Covid está perdurando muito, já durou um mês. O decreto [de confinamento social] já aumentou por mais quinze dias. E nós estamos vendo uma forma que a gente possa ter saúde mental também”, justificou.

Enquanto a proposta não avança, porém, o que vale são os decretos das gestões municipal e estadual, que proíbem o funcionamento das igrejas. Os cultos estão acontecendo de forma online em muitos templos.

Veja vídeo:

https://www.instagram.com/p/B_GV3t0DE9a/

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba