cpi da covid

Com base na CPI, PGR abriu seis investigações envolvendo Bolsonaro e ministros

Foto: Alan Santos/PR

Com base no relatório final produzido pela CPI da Covid, a Procuradoria-Geral da República (PGR) abriu um conjunto de seis novas investigações preliminares envolvendo o presidente Jair Bolsonaro junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) e também ministros do governo e parlamentares. Os procedimentos estão sob sigilo, a pedido da PGR. No total, foram apresentadas dez petições ao STF na semana passada. Esses documentos relacionam 12 autoridades com foro privilegiado no STF — algumas delas aparecem em mais de um processo.

As petições estão sob análise dos seis ministros relatores que foram sorteados para cuidar dos casos. A PGR dividiu as petições com base nos supostos crimes apontados pela CPI da Covid em seu relatório final. As informações são do Globo.

Nas petições, a PGR pediu a expedição de ofícios ao Senado para a obtenção de documentos complementares da CPI e também solicitou que os alvos sejam intimados para apresentarem esclarecimentos por meio de suas defesas. As petições envolvendo Bolsonaro tratam dos crimes de epidemia, infração de medida sanitária preventiva, charlatanismo, incitação ao crime, falsificação de documento particular e emprego irregular de verbas públicas.

Fonte: O Globo
Créditos: Polêmica Paraíba