impeachment

Com aval de Lula, bancada do PT vai subir o tom e pedir saída de Bolsonaro

Deputados e senadores petistas estiveram reunidos nesta terça-feira (21) com o ex-presidente Lula e com o candidato à presidência da República pelo partido em 2018, Fernando Haddad. Do encontro, saiu a definição de que a bancada do PT no Congresso Nacional vai subir o tom e endossar os pedidos de “fora, Bolsonaro”.

Após a reunião, os principais líderes do partido no Congresso fizeram uma transmissão ao vivo comentando a estratégia da legenda.

Segundo a deputada Gleisi Hoffmann, presidente nacional do partido, “o governo que está aí não tem condições de coordenação política, não tem propostas para proteger o povo e a vida e não tem proposta para a economia quando a pandemia passar”.

“A bancada, diante da avaliação do quadro, está tirando como sugestão ao diretório nacional e à direção que a gente tem que elevar o tom e dizer que com esse governo não dá e, portanto, é fora. Bolsonaro”, afirmou Gleisi.

Nos mais de 30 minutos de conversa, entretanto, os petistas não citaram a palavra impeachment e não detalharam como pretendem defender a saída de Bolsonaro do cargo, se cobrando a renúncia, pedindo impeachment ou por meio de ações judiciais.

Ênio Verri, líder do partido na Câmara, fez coro à fala de Gleisi e disse que “a bancada entende que é hora de dar o basta e dar o grito de fora, Bolsonaro”.

Carlos Zaratini, líder da minoria no Congresso, afirmou que “Bolsonaro quer um golpe de direita, quer fechar o Congresso, o STF e quer impedir a democracia no nosso país”. Segundo ele, diante disso, o PT decidiu empunhar a palavra de ordem “fora, Bolsonaro”.

Ao não definir uma estratégia além da palavra de ordem, o PT ainda deixa aberta a discussão sobre pedir ou não o impeachment de Bolsonaro. Mesmo na oposição, há quem discorde dessa estratégia por avaliar que a abertura de um processo de impedimento poderia levar à reorganização da base bolsonarista, o que traria muito desgaste e o eventual fortalecimento político do presidente.

Assista à transmissão ao vivo feita pelas lideranças petistas:

Fonte: Congresso em Foco
Créditos: Congresso em Foco