Definido

Citando Veneziano, MDB nacional libera diretórios no Nordeste para apoiarem Lula: "Histórico de aliança na região"

Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Em uma nota encaminhada ao portal UOL, o Diretório Nacional do MDB afirmou que os diretórios estaduais do partido estão liberados a apoiar o ex-presidente Lula (PT) em vez de sua própria pré-candidata à presidência, a senadora Simone Tebet (MS). A medida atinge principalmente os diretórios nordestinos.

São mais de um caso de pré-candidatos a governador na região que apoiam abertamente Lula em vez de Tebet. Na Paraíba o caso acontece, uma vez que o senador Veneziano Vital do Rêgo se uniu ao PT estadual e declaradamente apoia Lula. Outro caso é em Alagoas, onde Paulo Dantas também já declarou voto ao petista.

O diretório nacional afirma que a posição desses diretórios dissidentes não é “rebeldia” ou “traição”, mas que representa um “histórico de aliança na região” entre os partidos.

“O MDB é o partido mais democrático do país e respeita a autonomia dos diretórios estaduais, em especial aqueles constituídos pelo voto nas convenções estaduais”, disse o partido na nota enviada ao UOL.

Na nota, o partido cita nominalmente Veneziano, explicando que Vené já tinha comunicado anteriormente de sua decisão, mas que “se dispôs, quando oportuno, a receber a pré-candidata Simone Tebet, sua colega de Senado”.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba