Decisão

Ciro anuncia suspensão de pré-candidatura após PDT apoiar PEC dos Precatórios: "Não podemos compactuar com a farsa e os erros bolsonaristas"

O pré-candidato a presidente da República nas eleições do próximo ano, Ciro Gomes (PDT), afirmou nesta quinta-feira (4) que está suspendendo sua pré-candidatura depois que o seu partido, o PDT, apoiou a chamada PEC dos Precatórios, aprovada em primeiro turno na madrugada desta quinta-feira (4) pela Câmara dos Deputados.

O posicionamento surpreendente do partido foi peça-chave para a aprovação da proposta, defendida pelo governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), já que foi aprovada com apenas quatro votos acima do mínimo. O PDT propiciou 15 votos favoráveis à PEC.

Nas redes sociais, Ciro justificou a suspensão e disse que ela dura até que a bancada do PDT reavalie o seu posicionamento de apoio à proposta. Ele escreveu que “há momentos em que a vida nos traz surpresas fortemente negativas e nos coloca graves desafios”.

“É o que sinto, neste momento, ao deparar-me com a decisão de parte substantiva da bancada do PDT de apoiar a famigerada PEC dos Precatórios. A mim só me resta um caminho: deixar a minha pré-candidatura em suspenso até que a bancada do meu partido reavalie sua posição. Temos um instrumento definitivo nas mãos, que é a votação em segundo turno, para reverter a decisão e voltarmos ao rumo certo”, continuou. “Não podemos compactuar com a farsa e os erros bolsonaristas”, escreveu em outro momento.

A proposta

A matéria aprovada prevê a limitação anual de gastos com precatórios, que são dívidas do governo federal com condenação judicial definitiva, além de promover a correção das quantias com base na taxa Selic, permitindo que se altere o formato de cálculo do teto de gastos.

A manobra, segundo os que defendem a matéria, é para que o governo federal possa avançar com a criação do Auxílio Brasil, programa social que deverá substituir o Bolsa Família.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba