CMJP

CÍCERO SEM OPOSIÇÃO: parte dos eleitos pela oposição aderem ao projeto do Progressistas

Cícero Lucena deverá ter quase a totalidade da bancada da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) ao seu lado. Bastidores apontam que apenas dois vereadores, atualmente, estão fazendo oposição ao projeto do prefeito eleito. Mas a quantidade expressiva não esteve desde o início com o então candidato a prefeito de João Pessoa. As articulações foram sendo construídas pouco a pouco. Por outro lado, vereadores que à época do pleito estavam com candidatos opositores a Cícero, hoje também integram a bancada do atual prefeito.

Cícero Lucena participou do primeiro turno das eleições com o apoio de 13 vereadores que seriam eleitos no pleito de 15 de novembro. Eles faziam parte da coligação. Foram eles:

Damásio Franca Neto (PP), Eliza Virgínia (PP), João Corujinha (PP), Bruno Farias (Cidadania), Odon Bezerra (Cidadania), Zezinho Botafogo (Cidadania), Dinho (Avante), Chico do Sindicato (Avante), Tanilson Soares (Avante), Bispo José Luiz (Republicanos), Marcos Bandeira (PMB), Toinho Pé de Aço (PMB) e Junio Leandro Agente de Saúde (PDT). O último, apesar de o partido fazer parte da coligação da candidata Edilma Freire (PV), desde o início da campanha declarou apoio a Cícero.

A partir do resultado do primeiro turno, Cícero foi costurando com partidos e com vereadores já eleitos mais apoios. Entre 15 de novembro até 29 de novembro, data do segundo turno na Capital, o número de vereadores que apoiavam Cícero passou dos 13 para 21. Foram oito adições:

Thiago Lucena (PRTB), Durval Ferreira (PL), Emano Santos (PV), Milanez Neto (PV), Guga (PROS), Bosquinho (PV), Luís Flávio (PSDB) e Marcos Henriques (PT).

Destes, Milanez Neto (PV), Bosquinho (PV), Emano Santos (PV) e Guga (PROS) estiveram na coligação de Edilma Freire (PV) na disputa do primeiro turno. Já Thiago Lucena (PRTB) prestou apoio à candidatura de Raoni Mendes (DEM) e Marcos Henriques (PT) esteve junto à campanha de Anísio Maia (PT). Por último, Durval Ferreira (PL) e Luís Flávio (PSDB) marcharam juntos na campanha de Ruy Carneiro (PSDB).

Dos demais seis vereadores eleitos, no segundo turno, quatro demonstraram apoio ao candidato opositor a Cícero Lucena, Nilvan Ferreira (MDB): Carlão Pelo Bem (Patriota), Coronel Sobreira (MDB), Marmuthe Cavalcanti (PSL) e Mikika Leitão (MDB).

Os dois restantes, Marcílio do HBE (Patriota) e Tarcísio Jardim (Patriota) seguiram recomendação do seu candidato no primeiro turno, Wallber Virgolino (Patriota) e permaneceram neutros no segundo turno.

Após o resultado das urnas, a bancada de Cícero Lucena na Câmara seguiu crescendo. Durante esse mês pré-início do período legislativo, que começa em fevereiro, apenas dois dos 27 vereadores já vêm trabalhando como oposição de fato ao prefeito, levando a entender que alguns parlamentares “traíram” a oposição e hoje integram a base de Cícero. Contudo, esses números ainda podem mudar com o início da atividade parlamentar.

São eles Coronel Sobreira (MDB) e Marcos Henriques (PT). O vereador do PT, aliás, mesmo anunciando apoio a Cícero no segundo turno, havia reiterado que mesmo com o apoio, faria oposição na Câmara.

Em entrevista no início do mês à imprensa, o escolhido por Cícero para assumir a secretaria municipal de Gestão Governamental, Diego Tavares, disse, que naquele momento, a base do prefeito estava composta por 23 vereadores.

A reportagem do Polêmica Paraíba tentou entrar em contato com os vereadores que demonstraram apoio a Nilvan Ferreira no segundo turno para saber sua posição, se irão integrar a bancada de oposição ou se de fato eles estariam na situação. Contudo, até o fechamento desta matéria, nenhuma ligação ou mensagem foi respondida.

Já Marcílio do HBE, um dos que ficou neutro durante o segundo turno, disse à reportagem que a sua posição da Câmara será uma “posição em defesa do cidadão da nossa cidade”. Ele disse esperar que Cícero não deve ter muitos problemas para sustentar na Casa suas ideias, já que a base do prefeito é ampla.

“Minha postura como parlamentar será fazendo tudo que é benefício para a cidade e o cidadão, e como Cícero tem a cada dia trabalhado e buscado isso, acredito que vai estar sem muitos problemas para sustentar na Casa ideias que encaminhar”, disse.

Por último, Marcílio disse que está aberto ao diálogo caso acredite que algo possa ser melhorado na cidade.

“Algumas coisas que achar que podem ser melhorar, sendo permitido na lei, vamos dialogar. Ele demostrou ser aberto ao diálogo”, se referindo à liberação do retorno das aulas presenciais em João Pessoa, pedido feito por ele e que foi atendido pelo prefeito Cícero.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba