Quebrou o tabu

Cícero Lucena é primeiro prefeito eleito em JP com apoio do Governo desde 2000

Último havia sido o próprio Cícero, na época de PMDB, eleito em 2000 com o apoio de José Maranhão

Com a vitória no segundo turno das eleições municipais em João Pessoa, Cícero Lucena quebrou um verdadeiro tabu que durou 20 anos e havia sido estabelecido por ele próprio: desde 2000, um prefeito eleito em João Pessoa não tinha o apoio do Governo do Estado. O último havia sido o próprio Cícero, na época de PMDB, eleito em 2000 com o apoio de José Maranhão, do mesmo partido.

De lá até aqui, nem Cássio Cunha Lima, governador entre 2003 e 2009; nem Ricardo Coutinho, que governou entre 2011 e 2018, conseguiram eleger seus candidatos em João Pessoa.

Cássio tentou emplacar Ruy Carneiro em 2004 e João Gonçalves em 2008, perdendo as duas eleições no primeiro turno.

Já Ricardo tentou com Estela Bezerra em 2012 e com Cida Ramos em 2016, ficando fora do segundo turno ambas as vezes.

Agora, 20 anos depois, João Azevêdo consegue eleger um candidato do Governo na capital, sendo o próprio Cícero Lucena.

Carreira política de Cícero Lucena

Sobrinho do ex-senador Humberto Lucena, Cícero teve a vida política encaminhada, iniciou sua carreira em 1990, quando foi escolhido para concorrer como vice-governador pelo PMDB com Ronaldo Cunha Lima como candidato.

Em 1994, com o afastamento de Cunha Lima para concorrer ao Senado, Cícero Lucena se tornou o governador mais jovem a assumir o estado, com 37 anos.

Sua história com a prefeitura de João Pessoa começou em 1996, quando se elegeu no segundo turno com pouco mais de 55% dos votos, derrotando Lúcia Braga. Foi reeleito em 2000, já no primeiro turno, vencendo Luiz Couto, com mais de 74% dos votos.

Mudou de partido em 2001, quando ingressou no PSDB, partido pelo qual viria a ser senador entre 2007 e 2015.

Cícero teve que recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para poder se candidatar ao Senado nas eleições de 2006, mas mesmo após os escândalos da Operação Confraria, foi eleito na disputa com o então senador Ney Suassuna. Com a diferença de votos ficando em mais de 75 mil.

Sua primeira derrota nas urnas veio em 2012, quando tentou voltar à prefeitura. Cícero até venceu o primeiro turno, mas perdeu para Luciano Cartaxo no segundo, com uma ampla diferença de votos. Ele teve apenas 21,87% dos votos válidos.

Ficou de fora do protagonismo político no estado por alguns anos, retornando a cena em 2020. Às vésperas de entrar na disputa pela Prefeitura da capital novamente, Cícero deixou o PSDB e ingressou no Progressistas.

 

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba