Eleições 2020

Cícero fala sobre projetos para melhoria a saúde, educação e a mobilidade urbana da Capital

O candidato a prefeito pela coligação “Pra Cuidar de João Pessoa”, Cícero Lucena (Progressista) assumiu o compromisso com a melhoria na saúde, educação e a mobilidade urbana.

O candidato a prefeito pela coligação “Pra Cuidar de João Pessoa”, Cícero Lucena (Progressista) assumiu o compromisso com a melhoria na saúde, educação e a mobilidade urbana, durante entrevista na manhã desta terça-feira (21), na rádio CBN. Cicero Lucena foi questionado sobre a infraestrutura nos bairros e colocou que pretende melhorar principalmente o serviço de saúde à população em áreas desassistidas.

 

“Eu tenho uma proposta para João Pessoa. Quero melhorar, por exemplo, a saúde que eu deixei com 100% de cobertura do PSF há 16 anos e hoje tem apenas 80%, pois fizeram um programa habitacional com recursos viabilizados pelo meu partido, o PP, mas atenderam apenas a questão da moradia, mas não ofereceram a oportunidade de uma melhor qualidade de vida à população com serviços de saúde, educação e transporte”.

 

Infraestrutura

 

O candidato do progressista destacou que tem andado muito pela cidade e teve a oportunidade de constatar um grande problema nos condomínios construídos com recursos federais. “Eu tive no condomínio Vista Alegre, com 800 apartamentos entregues há 4 anos, mas não tem uma creche, uma escola e nem um PSF.  O São Rafael também conta com os apartamentos, mas precisa da creche, da escola e do PSF e o ônibus na porta e não como é hoje há 1 km de distância. É necessário entregar esses condomínios com os serviços básicos e praças para convivência das pessoas, basta ter vontade, planejamento e uma gestão mais humana.

 

Mobilidade Urbana

 

Cicero Lucena vai implementar um plano de mobilidade urbana e reorganizar o sistema de transporte para melhorar a qualidade do serviço e reduzir o custo de operação. “Vamos fazer um estudo para que se justifique porque outras cidades, que mesmo com ônibus com ar-condicionado, possuem uma passagem mais barata do que João Pessoa. Primeiro fator é analisar esse custo da passagem que é uma das mais caras do Brasil. Outro problema é que aproveitaram a pandemia para retirar várias linhas de ônibus e não voltaram a oferecer. Vamos rediscutir todo esse processo e reorganizar o nosso sistema de transporte público”.

Sobre o ônibus com ar-condicionado, Cícero lembra que como prefeito deixou o Ligeirinho em circulação com ar-condicionado e mais conforto. Isso não é uma promessa, é uma prática de gestão que já fizemos como prefeito.  Vamos reestruturar todo o sistema de transporte tendo como prioridade não as empresas de transporte, mas o usuário e o trabalhador que pagam esse custo.  Não precisa de subsídio, o próprio sistema pode se pagar e oferecer algo a mais.

 

BRT

Cicero também destacou a importância de implantar o BRT nos principais corredores da Capital e lamentou o fato da prefeitura não ter a competência, a eficiência e o compromisso de retirar do papel o projeto, mesmo tendo a disponibilidade de R$ 130 milhões que deveriam ser aplicados no BRT e VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). “Nós teremos a capacidade de fazer uma prateleira de projetos de mobilidade em parceria com o governo do Estado, do governo Federal e organizações internacionais, atuando primeiramente nos pontos de estrangulamento de trânsito. Vamos preparar os projetos para aonde tiver fontes de financiamento a gente possa captar e preparar João Pessoa para o futuro”, completou.

Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba