novo prefeito

Chica Motta é afastada da prefeitura de Patos pela Justiça e o vice Lenildo Morais assume

Reviravolta em Patos. O vice-prefeito de Patos, Lenildo Morais (PT), deve assumir a Prefeitura no lugar da prefeita Chica Motta (PMDB), que foi afastada cautelarmente do cargo na manhã desta sexta-feira (9), após a deflagração da Operação Veiculação. A Câmara Municipal da cidade deve ser oficiada da decisão ainda nesta sexta-feira (9) para dar posse ao vice.

chica e lenildo

Reviravolta em Patos. O vice-prefeito de Patos, Lenildo Morais (PT), deve  assumir a Prefeitura no lugar da prefeita Chica Motta (PMDB), que foi afastada cautelarmente do cargo na manhã desta sexta-feira (9), após a deflagração da Operação Veiculação. A Câmara Municipal da cidade deve ser oficiada da decisão ainda nesta sexta-feira (9) para dar posse ao vice.

A operação deflagrada Ministério Público Federal (MPF), Polícia Federal e Controladoria-Geral da União (CGU) investiga irregularidades em licitações e contratos públicos, em especial ao direcionamento de procedimentos licitatórios e superfaturamento de contratos, em razão de serviços de locação de veículos, realizados pelas prefeituras municipais de Patos, Emas e São José de Espinharas, todas no Sertão da Paraíba.

Além de Chica Motta, os prefeitos de Emas e São José de Piranhas, Segundo Madruga (PMDB) e Renê Caroca (PSDB), respectivamente, também foram afastados dos cargos e presos temporariamente.

O sr. Lenildo Morais declarou que recebeu com surpresa a informação da operação e aguarda a determinação da Justiça para assumir o cargo. “Estou acompanhando assim como vocês. Fui pego de surpresa e vou aguardar a decisão”, afirmou.

Ele disse que não tinha conhecimento das irregularidades na Prefeitura e que também não teve acesso aos autos do processo. “O Ministério Público teve a competência para fazer a investigação e vamos ver se tem alguma irregularidade”, declarou.

Apesar de ser vice-prefeito, Lenildo Morais rompeu com a prefeita em março deste ano. Ele disputa a Prefeitura de Patos nestas eleições. Chica Motta desistiu de disputar à reeleição e no seu lugar o PMDB colocou o deputado estadual Nabor Wanderley (PMDB) para concorrer ao cargo.

Ao todo, a força-tarefa está cumprindo 8 mandados de busca e apreensão, 5 de prisão e afastamentos de funções públicas de 7 envolvidos, sendo quatro secretários municipais, além dos três prefeitos. Todos os mandados foram expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5). As fraudes envolvem mais de R$ 11 milhões em recursos aplicados em ações dos Programas de Transporte Escolar (PNATE), Fundeb, Pró-Jovem Trabalhador e Bloco de Média e Alta Complexidade (Saúde).

As investigações da Operação Veiculação foram iniciadas pelo Ministério Público Federal no ano de 2015, a partir de informações da CGU, que em 2012 realizou fiscalizações, detectando contratação irregular de serviços de locação de veículos no Município de Patos, sendo indicado pelo relatório da Controladoria uma possível fraude licitatória e o não cumprimento do objeto pactuado, com consequente desvio de verba pública. Ao ser iniciado o procedimento investigatório criminal pelo Ministério Público, a CGU e a Polícia Federal passaram a atuar durante toda a apuração.

Fonte: com expressopb.com