Preocupação

Casos de Covid-19 dobraram na Câmara; no Senado, três parlamentares testaram positivo nas últimas 24h

Trabalhos voltarão a ser remotos no Senado após a votação da PEC Emergencial, nesta quarta (03)

Dados da Câmara dos Deputados mostraram que o número de parlamentares, servidores e terceirizados da Casa que foram infectados pela Covid-19 praticamente dobrou em fevereiro, quando comparado ao mês anterior, subindo de 58 para 105. Segundo relatos de alguns trabalhadores da Câmara, ouvidos pela CNN, o aumento de casos do novo coronavírus está relacionado com a volta de parlamentares e servidores ao trabalho presencial.

Além disso, alguns reclamam das visitas de prefeitos que aconteceram na semana passada, em busca de emendas ao Orçamento: “Na semana passada, tinha dia com mais de mil visitantes na Casa. Gabinetes precisaram ser fechados e desinfectados”, relatou um servidor que trabalha no Anexo 2.

No início do fevereiro, a Câmara aprovou um projeto de resolução para que, após quase um ano de votações remotas, um sistema híbrido de votações passasse a valer, com participação presencial e remota dos deputados. Após o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), publicar decreto determinando o funcionamento apenas serviços essenciais em Brasília, a Câmara proibiu o acesso de visitantes, mas o trabalho presencial de alguns deputados e servidores continua.

Questionada sobre as visitas, a Câmara afirmou que “desde o início da pandemia, a Casa adotou um Protocolo de Conduta que estabelece uma série de medidas preventivas à Covid-19 para trazer segurança àqueles que necessitem ir às dependências físicas da Casa”.

No Senado

Nas últimas 24 horas, três senadores testaram positivo para a Covid-19: Alessandro Vieira (Cidadania-SE), Lasier Martins (Podemos-SP) e Major Olímpio (PSL-SP). Além deles, o senador Cid Gomes (PDT-CE) afirmou estar com sintomas da doença e que aguarda resultado de exame. Desde o início da pandemia, dois senadores morreram por complicações da doença, o paraibano José Maranhão (MDB) e Arolde de Oliveira (PSD-RJ).

Questionado sobre o número de funcionários e parlamentares com coronavírus nos últimos meses, o Senado Federal informou apenas que “não tem como praxe a divulgação de balanço de casos de Covid-19”.

Na terça-feira (02), durante sessão na Casa, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), afirmou que após a aprovação da proposta de emenda à Constituição, conhecida como PEC Emergencial, marcada para esta quarta (03), os trabalhos voltarão a ser remotos e não mais semipresenciais. A intenção, segundo, Pacheco, é preservar a saúde dos parlamentares e trabalhadores.

Fonte: CNN
Créditos: Polêmica Paraíba