Proposta

Carlos Bolsonaro quer proibir atletas trans de participarem de competições do "sexo oposto" no Rio de Janeiro

O vereador do Rio de Janeiro e filho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), Carlos Bolsonaro (Republicanos), quer proibir que atletas trans participem de competições esportivas na capital carioca caso optem por se inscrever para disputar as provas na categoria oposta ao sexo de nascimento. A informação é do jornal O Globo.

Segundo a proposta, no momento que os organizadores de um evento fossem pedir autorização para realizá-lo, os mesmos teriam que preencher um termo declarando não haver pessoas trans em provas que não sejam do seu sexo biológico. Na justificativa, Carlos diz que a medida visa conter a “difusão da ideologia de gênero”.

O descumprimento da medida acarretaria multa de R$ 10 mil e revogação da licença do evento. A prefeitura também não poderia oferecer bolsas para atletas trans que disputam provas com o sexo oposto. A regra valeria para qualquer competição que a prefeitura do Rio de Janeiro participasse, de forma direta ou indireta, incluindo aquelas realizadas em instituições públicas ou patrocinadas pelo município.

Polêmica

A participação de atletas trans em competições virou motivo de debates entre a comunidade esportiva. Entre as questões abordadas está se atletas trans nascidos homens não levariam vantagem em competições femininas devido a características fisiológicas.

O caso mais emblemático no Brasil é da atleta Tiffany Abreu, primeira atleta trans a competir na Liga Nacional de Vôlei. Ela foi citada nos motivos de Bolsonaro pela apresentação da proposta.

“Não é uma problematização, uma questão inexistente; ao contrário, se nada for feito, veremos o surgimento de um contingente de meninas e mulheres francamente frustradas e ejetadas de um dos campos mais significativos da cultura, o esportivo”, justificou.

Fonte: Polêmica Paraíba com O Globo
Créditos: Polêmica Paraíba com O Globo