Reta final

Candidatos à presidência do Senado têm posições diferentes sobre auxílio emergencial e prazo para aprovar reformas - VEJA

Rodrigo Pacheco (DEM-MG) e Simone Tebet (MDB-MS) expuseram diferenças sobre o tempo para votar as reformas econômicas e sobre o auxílio emergencial

Os candidatos à presidência do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) e Simone Tebet (MDB-MS), expuseram diferenças sobre o tempo para votar as reformas econômicas e sobre o auxílio emergencial.

Os posicionamentos foram feitos em artigos publicados pelo jornal Folha de S. Paulo no domingo (24). Ambos disseram defender a independência da Casa legislativa.

Tebet disse que é preciso esperar que passem as “nuvens escuras” da pandemia de coronavírus para que se possa avançar com as reformas. Ela destacou a reforma tributária entre estas.

Sobre o auxílio emergencial, a candidata emedebista disse que é “é uma alternativa que precisa ser viabilizada do ponto de vista fiscal”, mas que deve ser uma iniciativa do Poder Executivo.

Seu concorrente, Rodrigo Pacheco, afirmou, em entrevista aos jornais impressos mais cedo na semana, que, se for eleito, debaterá com o Ministério da Economia a continuidade do auxílio emergencial mesmo que isso fure o teto de gastos. A regra impede que os gastos do governo sejam maiores que a inflação.

Já sobre as reformas, Pacheco defende que são urgentes e prioritárias e devem ser tratadas logo depois da eleição da Mesa: “Deve o plenário ser instado a deliberar, com urgência, sobre as reformas e as proposições legislativas necessárias para o desenvolvimento do país.”

Disputa pela presidência

Tebet está atrás na corrida eleitoral pela presidência da Casa. Com os apoios já anunciados e dissidências sabidas, Pacheco teria virtualmente 47 votos. O Senado confirmou que é preciso ao menos 41 votos para ser eleito. A emedebista teria 29 votos.

Pacheco é apoiado pelo atual presidente, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e pelo presidente Jair Bolsonaro. Já a senadora tem o apoio de sua bancada, que é a maior da Casa com 15 membros.

Com a campanha na rua há mais tempo que Tebet, Pacheco já angariou apoios de membros de 12 partidos e está próximo da vitória.

O voto, entretanto, é secreto, o que permite dissidências nas bancadas que já anunciaram apoios a um ou outro candidato. O PP por exemplo, que apoiou Pacheco, tem o senador Esperidião Amin (PP-SC) que declarou voto em Tebet.

Além do próprio MDB, que ainda tem 2 votos a serem conquistados pela senadora, o Podemos também não conseguiu entregar os seus 9 votos à Tebet. Romário (Podemos-RJ) e Marcos do Val (Podemos-ES) devem ir com Pacheco. Já o PSDB se dividiu e a maioria ficou do lado do mineiro.

Fonte: Poder360
Créditos: Polêmica Paraíba