Respirando por aparelhos

Candidato vai disputar segundo turno internado na UTI, vítima da Covid-19

Na UTI do Hospital Albert Einstein, o político continua ligado à máquina ECMO, que imita a função natural dos pulmões e do coração

Mais votado no primeiro turno para à prefeitura de Goiânia, Maguito Vilela (MDB) vai disputar o segundo turno internado, em São Paulo, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Albert Einstein. O político continua ligado à máquina ECMO, que imita a função natural dos pulmões e do coração, além de poupar esses órgãos enquanto a cura acontece.

De acordo com boletim do hospital, o equipamento está ligado nos padrões mínimos de funcionamento. Ele também precisou passar por um traqueostomia para auxiliar na respiração. O procedimento consiste em abrir um pequeno buraco na garganta, diretamente na traqueia, para auxiliar na respiração. O procedimento aconteceu sem intercorrências, segundo os médicos.

Maguito está com quadro clínico estável, apesar de seguir sedado e entubado. No próximo domingo (29) ele disputa as eleições com Vanderlan Cardoso (PSD).

Tratamento contra a Covid-19

O político testou positivo para o coronavírus no último 20 de outubro. Dois dias depois, foi internado em um hospital de Goiânia.

Em 27 de outubro, ele recebeu diagnóstico de até 75% de inflamação nos pulmões e um alerta para o nível crítico de saturação de oxigênio no sangue. No mesmo dia, foi transferido para São Paulo.

Em 30 de outubro, Maguito foi entubado, pela primeira vez, após piora no quadro respiratório. Em 8 de novembro, ele voltou a respirar sem o equipamento. O político apresentou piora e foi entubado pela segunda vez, em 15 de novembro, dia da votação. Dois dias depois, o candidato iniciou o tratamento respiratório com ECMO.

Em agosto deste ano, Maguito perdeu duas irmãs para a Covid-19 em um intervalo de menos de dez dias. Elas tinham 82 e 76 anos e moravam em Jataí, cidade natal do político localizada no sudoeste de Goiás.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba