Indefinição

CANDIDATO DA OPOSIÇÃO: Sem Romero, quem você acha que deve concorrer ao governo do estado contra João Azevêdo? - VOTE

É cada vez mais forte o rumor de que o ex-prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSD) abrirá mão de sua pré-candidatura ao governo do estado representando a oposição para “pular a cerca” e se aliar ao governador João Azevêdo (Cidadania) em seu projeto de reeleição em 2022. Sinais não faltam.

A dúvida que paira no grupo oposicionista é quem, de fato, poderá concorrer ao pleito no próximo ano representando o grupo. Dentro da própria oposição correm três correntes, sendo uma aquela bolsonarista mais raiz, outra mais aberta, sem dar exclusividade ao atual presidente da República, e uma terceira com políticos de esquerda.

Tendo em vista a atual situação do grupo oposicionista no Estado, o Polêmica Paraíba realiza uma enquete, para saber de você leitor, quem acha que deveria ser o candidato da oposição ao governo do estado nas eleições do próximo ano. Serão apresentados nomes que estão sendo sempre lembrados para disputarem o cargo.

O nome mais imediato que aparece na cena política quando se fala na desistência de Romero é o do deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB). Pedro, que já foi pré-candidato ao governo, abriu mão da disputa para apoiar, junto com o partido, Romero. Contundo, com a iminente desistência do ex-prefeito Campinense, acredita-se que Pedro deverá ser o “substituto”.

No entanto, outro nome do ninho tucano também é lembrado pelos bastidores e ainda não foi descartado: 0 do ex-senador Cássio Cunha Lima. Cássio tem visto seu nome especulado para disputar vários cargos, como senador, deputado federal e também governador.

Existem também nomes que podem disputar o cargo de governador contra João Azevêdo do espectro de esquerda. Atualmente, três nomes são os mais discutidos nas rodas de conversas. O de maior musculatura entre eles é o do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB).

Muito se especulou de que Veneziano poderia romper com Azevêdo e disputar o cargo após o episódio envolvendo sua esposa, a secretária estadual de Desenvolvimento e Articulação Municipal, Ana Cláudia (Podemos), quando não foi convidada para compor a mesa de honra ao lado do governador em agenda em Campina Grande. No entanto, ambos Azevêdo e Ana Cláudia já deram declarações públicas de que o episódio foi superado.

Lígia Feliciano (PDT), atual vice-governadora, não poderá mais disputar o cargo pois já exerce seu segundo mandato como vice, mas pode disputar o governo do estado. O próprio presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, já defendeu a candidatura de Lígia ao governo no próximo ano, ao dizer que ela tem “experiência” e “preparo” para o posto.

Outro personagem que pode se candidatar é o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV). Cotado, Cartaxo tem dito ainda avalia uma possível candidatura ao cargo. Ele inclusive recebeu convite de filiação do Partido dos Trabalhadores (PT) para disputar o pleito pela legenda.

Já do lado do bolsonarismo ‘raiz’ existem quatro possibilidades: o deputado estadual e líder da oposição na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Cabo Gilberto (PSL), o também deputado estadual Wallber Virgolino (Patriota), o ministro da Saúde, o paraibano Marcelo Queiroga e o ex-secretário de Proteção Global dos Direitos Humanos do Governo Federal, o pastor Sérgio Queiroz.

Cabo e Wallber são sempre lembrados para representarem o bolsonarismo nos pleitos na Paraíba. Nas últimas eleições municipais, por exemplo, Wallber foi candidato a prefeito de João Pessoa. Para 2022, Gilberto já falou que se for “consenso” do grupo, colocaria seu nome à disposição. Já Virgolino, presidente estadual do Patriota, afirma que o partido terá candidatura própria no próximo ano, mas ainda não confirmou quem será o candidato.

Marcelo Queiroga, que assumiu o ministério da Saúde em março deste ano, cada vez mais vê seu nome no centro das possibilidades, tanto pela mídia local como pela nacional. Com vindas cada vez mais constantes à Paraíba, Queiroga tem feito, na visão de analistas políticos, discursos de candidato. Ele pode ser o candidato apoiado por Bolsonaro.

Outro nome cogitado para disputar o cargo com o apoio oficial do presidente é o de Sérgio Queiroz. O PL, partido que o presidente Bolsonaro irá se filiar nos próximos dias, cogita também filiar Queiroz, para que o mesmo componha uma chapa majoritária no próximo ano, seja como vice-governador ou até mesmo como governador.

Diante desses nomes, o Polêmica Paraíba quer saber de você, leitor, quem acha que deveria disputar o governo do estado pela oposição nas eleições do próximo ano. Vale lembrar que essa enquete não tem valor científico e não pode ser divulgada como pesquisa eleitoral. Ela será finalizada na próxima sexta-feira (19) às 10h da manhã, com o resultado sendo divulgado no mesmo dia. Participe!


Quem você acha que deve ser o candidato da oposição nas eleições de 2022?

Esta votação foi encerrada (since 2 anos).
Wallber Virgolino
0.00% Votos: 0
Veneziano Vital
0.00% Votos: 0
Sérgio Queiroz
0.00% Votos: 0
Pedro Cunha Lima
0.00% Votos: 0
Marcelo Queiroga
0.00% Votos: 0
Luciano Cartaxo
0.00% Votos: 0
Lígia Feliciano
0.00% Votos: 0
Cássio Cunha Lima
0.00% Votos: 0
Cabo Gilberto
0.00% Votos: 0

 

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba