PRÉVIAS

CAMPANHA PARA 2022: Doria se apresenta como terceira via e fala que se for eleito vai privatizar a Petrobras

Em campanha prévia pelo PSDB à presidência da república nas informações de 2022, o governador de São Paulo, João Doria, defendeu, nesta quarta-feira, (15), a privatização da Petrobras.

De acordo com Doria, sua proposta seria fatiar a estatal em lotes que dariam origem a outras empresas, na tentativa de dar mais referência ao mercado de pacotes.

“Se eleito presidente da república, eu vou privatizar a Petrobras. E vamos privatizar em lotes. Não é para fazer uma Petrobras hoje monopolista, pública e estatal para uma Petrobras monopolista privada. Ela será dividida em várias empresas”, afirmou o governador em entrevista à Rádio Itabaiana de Sergipe.

Na visão de Doria, uma política de privatização da Petrobras evitar a alta de preços, como ocorre hoje com a gasolina, cujo litro está na casa dos R $ 7.

“É preciso que haja distorção e não mais essa imposição de preços sobre os combustíveis. Nos Estados Unidos não há aumento no preço toda semana como no Brasil. Como as empresas competem, disputam o preço do combustível e também do gás, e precisam sobreviver no mercado”, disse Doria.

Não é a primeira vez que Doria obrigatória a venda da estatal. O tucano já havia batido nessa tecla em 2017, quando era prefeito de São Paulo e já desejava ser candidato ao Planalto no lugar do seu ex-padrinho Geraldo Alckmin. Na ocasião, ele chegou a falar em unir o Banco do Brasil à Caixa Econômica Federal.

O governador ainda aproveitou para se apresentar como uma terceira via frente à polarização entre o presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente Lula.

“As pesquisas mostram que a população da população não quer extrema esquerda, nem Bolsonaro”, concluiu.

Ainda na toada de mirar em 2022, o governador de lançamento nesta manhã o Pró-SP, programa que prevê investimentos de R $ 47,5 bilhões em 8 mil obras. Embora tenha sido divulgado por Doria como o maior programa de obras da história do estado, a maior parte da carteira é formada por projetos já anunciados, contratados ou em andamento.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: O Globo