A campanha eleitoral de Cícero Lucena em 2024, em João Pessoa, foi reconhecida nacionalmente como uma das experiências mais bem-sucedidas em estratégia política baseada em dados.
O case foi apresentado no COMPOL Brasil, o maior congresso de comunicação e marketing político do país, como referência de campanha guiada por inteligência eleitoral e sintonia com o sentimento do eleitorado.
Com o tema “Três Cidades, Três Vitórias, Uma Lógica: O Poder da Pesquisa nas Campanhas de Cícero, JHC e Simão”, a apresentação destacou como o uso combinado de pesquisas quantitativas e qualitativas foi determinante para as vitórias de Cícero Lucena (João Pessoa), JHC (Maceió) e Simão Durando (Petrolina).
O Instituto Alfa Inteligência, responsável pelas pesquisas internas e pela condução estratégica dos dados nas três campanhas, foi o pilar técnico por trás das decisões que nortearam discursos, promessas, agendas de campo e ações de comunicação digital.
Liderado por Emanoelton Borges, o instituto utilizou metodologias avançadas de tracking diário, testes de imagem, segmentações por território e atributos pessoais para transformar dados em decisões certeiras.
No caso de João Pessoa, a comunicação da campanha foi exitosamente executada pela agência Sala 10, sob direção dos publicitários Victor Paiva, Dann Costara e Romero Belmont.
Durante a palestra no COMPOL, foram expostos os principais indicadores que orientaram as decisões políticas, os caminhos para adaptar a linguagem às emoções locais, e o papel essencial da escuta permanente do eleitorado para lidar com crises e maximizar o potencial de cada candidato.
A exibição do case de João Pessoa no COMPOL Brasil reforça o protagonismo da capital paraibana no cenário nacional de campanhas eleitorais e coloca o trabalho conjunto entre estratégia, comunicação e pesquisa como referência para as eleições municipais em todo o país.
Fonte: Fonte 83
Créditos: Polêmica Paraíba