nomeado pelo governo federal

Cajazeirense Leonardo Rolim é o novo presidente do INSS

 

Com a demissão do presidente do INSS, Renato Viera, o paraibano da cidade de Cajazeiras Leonardo Rolim, assumirá o cargo.  A medida veio no momento em que o presidente Jair Bolsonaro demonstrava insatisfação com a imagem do governo pelas longas filas na autarquia.

Desde que dados da crise do INSS foram divulgados, Bolsonaro estaria cobrando por mudanças no comando no órgão. O próprio secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Paulo Uebel, afirmou que a digitalização dos serviços fez a fila aumentar.

Leonardo José Rolim Guimarães, é consultor de orçamento na Câmara dos Deputados, aprovado no concurso de 1999. Cedido ao Senado Federal, foi assessor do presidente da Comissão de Assuntos Econômicos e diretor da Assessoria Especial de Planejamento e Modernização Administrativa. Rolim é especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), e tem trabalhos publicados nas áreas de previdência e trabalho.

Rolim tem 45 anos, e é irmão das Jornalistas Lena Guimarães (falecida) e  Lúcia Rolim, ele possui mestrado em Administração pela Universidade de Brasília (UnB) e é graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). No Ministério do Trabalho e Emprego, foi assessor do secretário-executivo e assessor especial do ministro.

Na área acadêmica, Leonardo Rolim foi instrutor de Administração Pública na ENAP, ministrando vários cursos na área de administração pública e planejamento governamental para diversos órgãos, como a Marinha do Brasil, a Fundação Oswaldo Cruz e o Governo do Estado do Ceará. Também foi professor do curso de graduação em Administração da Associação de Ensino Universitário do Distrito Federal (UDF).

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba