Irresponsabilidade

Bolsonaro volta a polemizar sobre mortes por Covid-19 no Brasil: "Encurtou a vida delas por alguns dias ou semanas"

Em entrevista a dois ativistas conservadores ligados a um movimento negacionista alemão, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a dar declarações polêmicas e negacionistas sobre a Covid-19. Bolsonaro disse que a doença “encurtou por alguns dias ou semanas” a vida das vítimas que não resistiram à doença.

“Muitas [vítimas] tinham alguma comorbidade, então a Covid apenas encurtou a vida delas por alguns dias ou semanas”, disse o presidente.

A fala foi dada no dia 8 de setembro, um dia após as manifestações de 7 de Setembro, em entrevista concedida para Markus Haintz e Vicky Richter. Os dois são ligados a um movimento de extrema-direita na Alemanha chamado Querdenken.

Bolsonaro não havia divulgado a entrevista. Mas nesta semana, Markus publicou a conversa no YouTube. Sem apresentar provas, Bolsonaro disse ainda que o número de mortes no Brasil em decorrência da doença foram “superdimensionados”.

“Uma pessoa na UTI por Covid custa R$ 2.000 por dia. Uma pessoa em uma UTI com outras doenças custa R$ 1.000. Então quando uma pessoa mais humilde vai no hospital, ela é levada para a UTI porque os hospitais vão ganhar mais dinheiro, então tem uma supernotificação. Isso aconteceu. O número de mortes no Brasil foi superdimensionado”, falou.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba