Tá difícil

Bolsonaro quer discutir palanques nos estados com PP e Republicanos antes de fechar com PL

Presidente informou a aliados próximos que, se for preciso, pode se filiar apenas no ano que vem

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) informou a aliados que pretende discutir, com PP e Republicanos, alianças estaduais nas eleições do próximo ano, antes de se filiar ao PL. Segundo informa a CNN, três aliados do presidente contaram que Bolsonaro pediu ao presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, para suspender as negociações até que sejam definidos palanques eleitorais em estados como São Paulo, Mato Grosso, Pernambuco e Maranhão.

A intenção do presidente, ao retornar ao Brasil, é se reunir tanto com o PP, quanto com o Republicanos, para mensurar o potencial de alianças aos nomes que ele pretende apoiar aos governos estaduais. Nas conversas, de acordo com relato de aliados do governo, o presidente afirmou que, caso não chegue a um acordo com o PL, sua filiação pode ficar até para o ano que vem.

A definição de candidaturas estaduais criou, no final de semana, uma turbulência na relação entre Bolsonaro e Valdemar. Até esta quarta-feira (17), a ministra da Secretaria de Governo, Flávia Arruda, e o ex-senador Magno Malta, ambos filiados ao PL, vinham agindo como bombeiros na tentativa de arrefecer o mal-estar.

A possibilidade de o presidente definir candidaturas regionais, ignorando a independência dos diretórios estaduais, deve ser um dos temas discutidos em reunião da direção nacional do PL, marcada para a tarde desta quarta. Segundo assessores palacianos, para definir a sua filiação à legenda, o presidente também tem solicitado espaço para aliados dele na executiva nacional do PL, hoje formada em sua maioria por nomes de confiança de Valdemar.

As dificuldades em palanques estaduais têm ocorrido, por exemplo, em São Paulo, onde o presidente não quer que a legenda apoie uma candidatura do vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB), candidato do governador João Doria (PSDB).

No Mato Grosso, o presidente tem resistido ao apoio à reeleição do senador Wellington Fagundes (PL) e tem considerado apoiar o candidato escolhido pelo governador Mauro Mendes (DEM), que se tornou um aliado de primeira hora da atual gestão federal.

Já no Maranhão, o presidente tem requisitado a substituição do presidente do diretório do estado, Josimar Maranhãozinho. O pedido não foi aceito até agora por Valdemar.

Fonte: Polêmica Paraíba com CNN
Créditos: Polêmica Paraíba