LDO 2022

Bolsonaro deve propor volta do financiamento privado de campanhas políticas, diz Onyx

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Onyx Lorenzoni, disse em entrevista à Rádio Bandeirantes, nesta terça-feira (20), que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) deverá vetar o aumento do fundo eleitoral para 2022, de R$ 2 bilhões para R$ 5,7 bilhões. Em contrapartida, Onyx afirmou que Bolsonaro irá propor para as eleições de 2024, a volta do financiamento privado de campanhas.

“Na minha opinião, o presidente deverá vetar, e o parlamento vai decidir se mantém ou derruba o veto. Tem que ficar um número relacionado à eleição de 2018 e à de 2020. Ou seja, você verifica o que foi gasto nas duas e encontra um denominador comum para a eleição do próximo ano. Vencida essa eleição de 2022, o governo deve propor a retomada da discussão para voltarmos ao financiamento privado, como existe em muitos países do mundo, para as eleições municipais de 2024”, disse.

Onyx ainda falou que defenderá a medida caso ela seja de fato proposta pelo presidente Bolsonaro.

“Eu sempre tive uma posição contrária, e o presidente também, ao financiamento público de campanhas eleitorais. Em um país como o nosso, ele não se sustenta, acaba retirando recursos de coisas mais importantes que o processo eleitoral. Eu preferiria um financiamento privado com regras muito rígidas”, falou.

Desde a semana passada, quando o Congresso Nacional aprovou o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o próximo ano, o tema tem gerado discussões em âmbito nacional.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba