"tem que ser reservado"

Bolsonaro critica Witzel por divulgar vídeo de ligação para Mourão - ASSISTA

Neste domingo (26), durante visita a cidades no Norte Fluminense atingidas pela chuva, governador telefonou para o presidente em exercício, pedindo apoio. Da Índia, Bolsonaro comentou: ‘Tem que ser reservado’

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, divulgou em suas redes sociais neste domingo (26) um vídeo no qual conversa, por telefone, com o presidente em exercício, Hamilton Mourão — sem avisá-lo de que a ligação estava no viva-voz e estava sendo filmada.

Da Índia, o presidente Jair Bolsonaro criticou a iniciativa. “Não é usual alguém fazer isso. Não gostaria que fizessem comigo.”
Witzel estava no Norte Fluminense, região castigada pelas chuvas e por enchentes desde a última semana, e resolveu pedir ajuda ao governo federal.

O vídeo, gravado por um assessor, mostra Witzel ligando para Mourão. O telefone toca. Quando Mourão atende, Witzel não avisa que está no viva-voz, mas registra a conversa.

O governador relata a situação e pede ajuda, sobretudo para a água. Recebe de Mourão a promessa de apoio (leia a íntegra do diálogo abaixo).
Mourão assumiu interinamente a Presidência porque Jair Bolsonaro está em visita oficial à Índia. De lá, o chefe de Estado comentou a postagem.

“Eu acho que não é usual alguém fazer isso. Eu não gostaria que fizessem comigo, não interessa qual seja o assunto. O que se trata por telefone tem que ser reservado”, disse Bolsonaro.

Até a última atualização desta reportagem, Witzel não tinha comentado as declarações de Bolsonaro. Mourão também não tinha se manifestado.

A íntegra do diálogo

Mourão: Pronto.
Witzel: Senhor presidente, boa tarde.
Mourão: Boa tarde, governador, tudo bem?
Witzel: Tudo bem. Presidente, eu estou aqui em Porciúncula, a região realmente muito afetada aqui, Porciúncula, região de Itaperuna.
Mourão: Estamos cientes, estamos cientes, governador.
Witzel: O maior problema agora, presidente, é água.
Mourão: Eu vou falar com o ministro Fernando [Azevedo e Silva, da Defesa] para intensificar isso aí. O ministro [Gustavo] Canuto [do Desenvolvimento Regional] está lá em Minas Gerais e no Espírito Santo, aí qualquer coisa a gente apoia mais alguma coisa aí no Rio de Janeiro. Tá tranquilo.
Witzel: Tá bom, presidente. Vou avisar aqui os prefeitos que estão aqui comigo, vou comunicar eles. Muito obrigado, agradeço aí o apoio do senhor e da União.

https://www.youtube.com/watch?v=zpqQ7LYU0mM&feature=youtu.be

Fonte: G1
Créditos: G1