Bolsonaro chega quinta na Paraíba para encontrar uma direita que perdeu a vergonha

JairBolsonaro-300x300

O polêmico deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) chega a João Pessoa na próxima quinta-feira (19) para uma agenda política. O parlamentar tem percorrido o país surfando na impopularidade do governo petista da presidente Dilma Rousseff e numa onda de direita que tem ganhado as ruas. É a velha direita de guerra deixando o armário para se assumir como defensora do regime militar e avessa ao governo do PT. Fato impensável até pouco.

Em recente visita a Pernambuco, Bolsonaro foi recebido como popstar no desembarque no Aeroporto Internacional dos Guararapes. Foi carregado nos braços, discursou e teve o seu momento de fama, puxada por uma claque que incluía defensores da intervenção militar e até skinheads. Na Paraíba, o roteiro não será diferente. Nas redes sociais, pelo menos duas comunidades foram criadas para convidar os paraibanos a participarem da recepção. Uma delas, inclusive, tem link para cadastrar militantes da direita.

O parlamentar fluminense representa a ala mais conservadora do Congresso, que vem ganhando força nos últimos anos. Dono de quase meio milhão de votos, Jair Bolsonaro foi o deputado federal mais votado no Rio, com votos não apenas da bancada evangélica. Ganhou a simpatia também de muita gente que odeia o PT. Na Câmara dos Deputados, ganhou destaque pelas críticas aos gays e à legalização do aborto. Durante debate no Congresso, disse que só não estuprava a deputada Maria do Rosário (PT-RS) porque ela “não merecia”.

Como Bolsonaro, os defensores do regime militar vêm ganhado espaços nas manifestações em que pedem o fim da corrupção e do governo petista. Na Paraíba, ele teve o título de Cidadão Sapeense revogado por pressão do PSB, partido do vereador William Nascimento, autor da proposta. A vereadora de João Pessoa, Eliza Virgínia (PSDB), chegou a apresentar proposta também na Câmara da Capital, mas ela foi “jogada” na gaveta pelos colegas.

Blog do Suetoni