negociação

Bolsonaro cede a Trump e estende tarifa zero a etanol vindo dos EUA

O governo brasileiro decidiu estender por três meses uma cota de importação de etanol dos EUA sem tarifa, em movimento que visa ganhar tempo para negociação de uma posição melhor para a exportação de açúcar aos Estados Unidos, informou o Ministério das Relações Exteriores (MRE) nesta sexta-feira.

O governo brasileiro decidiu estender por três meses uma cota de importação de etanol dos EUA sem tarifa, em movimento que visa ganhar tempo para negociação de uma posição melhor para a exportação de açúcar aos Estados Unidos, informou o Ministério das Relações Exteriores (MRE) nesta sexta-feira.

O Comitê-Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex) disse que a nova cota é de 187,5 milhões de litros.

Durante o período de renovação, brasileiros e norte-americanos terão “discussões orientadas a obter resultados acerca de um arranjo para aumentar o acesso ao mercado de etanol e açúcar no Brasil e nos Estados Unidos”,.

Além disso, “também considerarão…(uma abertura) ao milho em ambos os países”, segundo comunicado do MRE conjunto com o Escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos (USTR, na sigla em inglês).

As conversas também abordarão “maneiras de garantir que haja um acesso justo ao mercado paralelamente a qualquer aumento no consumo de etanol”, acrescentaram.

A medida vem após o presidente Jair Bolsonaro ter se reunido nesta semana com representantes do setor sucroalcooleiro e com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, para tratar das negociações.

A cota de importação de etanol com tarifa zero, que beneficia basicamente os Estados Unidos e venceu no final do mês passado, não havia sido renovada pelo governo brasileiro a pedido do setor agropecuário.

Fonte: Exame
Créditos: Polêmica Paraíba