urnas eletrônicas

Bolsonaro antecipa campanha eleitoral, com choro de perdedor - Por Chico Alencar

"Sem apresentar prova nenhuma, omitiu que cada uma das milhares de urnas tem boletim de contagem. E que TODOS os partidos podem e devem colocar fiscais para verificar a programação e a contagem eletrônicas"

É incrível como o presidente da República, diretamente do Palácio, e usando os meios públicos de que dispõe, entra descaradamente em campanha eleitoral. É o que Bolsonaro fez em sua “live” semanal de hoje: um enorme “horário eleitoral gratuito”.

Gastou 40 minutos atacando o “outro lado”, que quer “voltar a mergulhar o país na corrupção e da impunidade”. Atacou o TSE e seu presidente: “quer manter a suspeição sobre as eleições. Quem ele pensa que é?”.

Fez vários autoelogios, a começar por se definir como “o 1º governo em 30 anos que barrou a corrupção” (!!!). Messiânico e megalomaníaco, repetiu: “Deus me colocou aqui e só Ele me tira”. Completou, como mui temente a Deus, defendendo o armamentismo crescente que promove no país: “a arma é um sinal de liberdade”.

Disse que “nenhum governo deu tantos títulos no campo quanto o meu. Não é fácil segurar demarcação de terras indígenas e quilombolas”, reconheceu o aliado de madeireiras, mineradoras e da devastação ambiental.

Repetiu que “os que vão contar os votos na sala secreta são os que tiraram Lula da cadeia”, mentindo e mal escondendo o medo da derrota. Ameaçou: “Barroso quer a inquietação popular, quer que surjam movimentos contra a democracia?”.

Sem apresentar prova nenhuma, omitiu que cada uma das milhares de urnas tem boletim de contagem. E que TODOS os partidos podem e devem colocar fiscais para verificar a programação e a contagem eletrônicas.

O Congresso decidirá sobre o voto impresso. O que Bolsonaro quer é desacreditar o nosso sistema de votação, para justificar eventual fracasso eleitoral. Trump fez igual, na realidade dos EUA (que não tem urna eletrônica), e tentou um golpe, quando perdeu.

As urnas eletrônicas já são auditáveis. Vi muita manipulação, isso sim, no tempo do voto manuscrito, com escrutinadores adulterando cédulas. Com as urnas – e disputei muitas eleições com elas – NUNCA me senti garfado.

Bolsonaro montou esse circo todo e faz campanha no país das 554 mil mortes da Covid para desviar o foco dos graves problemas que o Brasil enfrenta em função do seu próprio desgoverno, que é um horror. Não passa de choro de perdedor!

 

* Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Polêmica Paraíba

Fonte: Polêmica Paraíba / Chico Alencar (Instagram)
Créditos: Polêmica Paraíba / Chico Alencar (Instagram)