Impasse

Barraco na Câmara: Hugo Motta enfrenta confusão para assumir presidência em meio a ocupação bolsonarista

Barraco na Câmara: Hugo Motta enfrenta confusão para assumir presidência em meio a ocupação bolsonarista

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), enfrentou um impasse na noite desta quarta-feira (6) ao tentar assumir a condução dos trabalhos legislativos. Ao chegar ao plenário, encontrou sua cadeira na Mesa Diretora ocupada pelo deputado bolsonarista Marcel Van Hatten (Novo-RS), que se recusava a deixar o posto.

Van Hatten é um dos líderes da ocupação iniciada na terça-feira (5) por parlamentares da oposição, em protesto contra a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O grupo também pressiona pela votação do projeto de anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

Após breve tensão e resistência do deputado do Novo, Hugo Motta conseguiu assumir seu lugar na Presidência da Mesa e dar prosseguimento aos trabalhos. A ocupação dos espaços legislativos por bolsonaristas é uma tentativa de obstrução das votações previstas, mas o presidente da Câmara tem reagido com medidas firmes.

Mais cedo, a Presidência da Casa informou que qualquer tentativa de impedir o funcionamento da Câmara poderá resultar na suspensão imediata do parlamentar envolvido.