Reunião

Bancada Federal se reúne com Temer nesta quinta para discutir crise hídrica na Paraíba

img_4208A crise hídrica que assola quase todos os 223 municípios da paraibanos será o tema principal do encontro da bancada federal da Paraíba e o presidente da República, Michel Temer (PMDB). O encontro de trabalho acontece nesta quinta-feira (8) no Palácio do Planalto, em Brasília.

“A situação é crítica. Estamos com cerca de 90% dos municípios em situação de emergência. Já falta água para o consumo humano e cidades inteiras estão abastecidas por carro pipa”, disse o coordenador da bancada, o deputado Benjamin Maranhão (SD). Ele informou que deputados e senadores vão entregar ao presidente uma carta relatando a situação vivenciada pelo Estado.

Atualmente, dos 126 mananciais monitorados pela Agência Estadual de Gestão das Águas (Aesa), 70 deles, o equivalente a 55%, têm hoje menos de 5% de sua capacidade. Outros 28 têm menos de 20% da quantidade de água que podem abrigar.

“Vamos levar ao conhecimento do presidente a realidade da Paraíba na questão hídrica e pedir que o Governo Federal conclua o mais rápido possível a transposição do rio São Francisco, que será uma redenção para o Nordeste. Vamos solicitar também mais recursos para obras emergenciais como perfuração de poços, construção de cisternas e renovação de barragens e açudes”, revelou o deputado.

A bancada federal paraibana é composta pelos deputados Pedro Cunha Lima (PSDB), Benjamin Maranhão (SD), André Amaral (PMDB), Aguinaldo Ribeiro (PP), Hugo Motta (PMDB), Manoel Junior (PMDB), Wellington Roberto (PR), Efraim Filho (DEM), Wilson Filho (PTB), Rômulo Gouveia (PSD), Luiz Couto (PT) e Dr. Damião (PDT). Também integram o bloco os senadores José Maranhão (PMDB), Raimunda Lira (PMDB) e Deca do Atacadão (PSDB).

Fonte: Assessoria