Sem Casa Civil?

Atraso de Ciro Nogueira dá tempo para alto escalão do governo "conspirar" contra senador e aconselhar Bolsonaro; Entenda

Presidente foi aconselhado por auxiliares do primeiro escalão a acomodar presidente nacional do PP na Secretaria de Governo

Enquanto Ciro Nogueira (PP-PI), possível novo chefe da Casa Civil, embarcava de volta ao Brasil após viagem de férias ao México, aliados do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tentavam redesenhar a reforma ministerial que o governo deve anunciar nesta terça-feira (27) e conspiravam contra o presidente do PP. Durante a segunda-feira, o presidente foi aconselhado por auxiliares do primeiro escalão a acomodar Ciro Nogueira na Secretaria de Governo, responsável pela articulação política, e hoje ocupada pela deputada federal Flávia Arruda (PL-DF).

A mudança sugerida tem uma razão: a disputa entre Ciro e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (AL), ambos do PP. Ambos travam uma queda de braço antiga por protagonismo. No Palácio do Planalto, no entanto, a alternativa enfrenta resistências. A avaliação é de que a troca da Casa Civil pela Secretaria de Governo daria peso menor do que o pretendido a Ciro. Neste novo desenho, Flávia Arruda assumiria a Casa Civil, segundo informações da CNN. Procurada, a ministra refutou essa possibilidade.

No final de semana, às vésperas do encontro entre Ciro e Bolsonaro, auxiliares presidenciais também defendiam que Rogério Marinho, ministro de Desenvolvimento Regional, assumisse a Secretaria de Governo, enquanto Arruda seria deslocada para Meio Ambiente.

Ciro Nogueira não respondeu sobre esse possível novo desenho, mas confirmou que ele e Bolsonaro vão se reunir nesta terça-feira, pela manhã. A reunião deve ter a presença do líder do governo na Câmara dos Deputados, Ricardo Barros (PP-PR).

Fonte: CNN
Créditos: Polêmica Paraíba